Características femininas são as mais apreciadas por empresas durante crise

Apesar da crescente valorização das características femininas, algumas atitudes masculinas são bem vistas e essenciais

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SÃO PAULO – Em momentos de crise, as características femininas são as mais valorizadas por uma empresa. Ao menos, esta é a opinião do consultor organizacional e presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, Eduardo Shinyashiki.

De acordo com ele, cada vez mais as empresas necessitam de líderes com características típicas femininas, como flexibilidade, adaptabilidade, inovação, imaginação, comunicação, capacidade de ouvir.

“Essa percepção “sentida”, mais emocional, passou a ser mais exigida, tanto no que diz respeito à equipe como no mercado. Em tempos de crise, acentua-se ainda mais a necessidade do cotidiano, tornando mais importantes esses atributos”, explica.

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Características masculinas
Apesar da crescente valorização e importância das características femininas nas empresas, algumas atitudes masculinas ainda são bem vistas e essenciais nas corporações, alerta o especialista. Entre elas, estão o foco nos resultados e a objetividade.

Além disso, ressalta ele, é importante lembrar que tanto homens como mulheres podem ser bons ou maus líderes. Muitas mulheres, exemplifica, por insegurança acabam cometendo equívocos e se utilizando somente do lado negativo da liderança masculina.

“O universo da liderança tem uma mescla das qualidades femininas e masculinas ( …) O que é importante ressaltar é que as empresas têm passado por um processo de feminilização e características que até pouco tempo atrás eram consideradas pouco adequadas à gestão de uma empresa começam a ser consideradas importantes para promover mudanças nas organizações, e para guiar os colaboradores nos novos desafios que os tempos atuais exigem”.