No emprego

Cansado da rotina? Veja como ter um horário de trabalho mais flexível

Será que é impossível conseguir um horário de trabalho mais flexível e que permita a você controlar todos os aspectos da sua vida?

SÃO PAULO – Uma das principais reclamações dos profissionais que trabalham em empresas é a falta de flexibilidade com o seu horário. Tendo que cumprir um horário fixo e muitas vezes inalterável fica complicado cuidar de outros aspectos da vida, como marcar um médico ou um compromisso familiar. Mas será que é impossível conseguir um horário de trabalho mais flexível e que permita a você controlar todos os aspectos da sua vida?

A boa notícia é que seguindo alguns passos simples você consegue flexibilizar o seu horário de trabalho para não deixar nenhum compromisso profissional de lado e ainda cuidar da sua saúde, família e quaisquer outros interesses. Confira os 6 passos para conseguir um horário de trabalho mais flexível:

1. Entenda o que um horário flexível significa
Para que você queira um horário de trabalho mais flexível é necessário que você entenda o que isso significa e que consequências isso terá para a sua vida em geral. Você quer a liberdade de sair mais cedo um dia ou outro ou precisa de tanto tempo que está considerando um emprego de meio período? Você deve analisar todas as possibilidades e verificar de que maneira elas afetarão a sua vida.

PUBLICIDADE

Sair mais cedo durante a semana, por exemplo, implicará em compensar essas horas de alguma maneira no futuro. Já optando por um emprego de meio período o seu salário também pode ser cortado pela metade. Entenda o que essa flexibilidade acarretará na sua vida.

 2. Pense nas suas necessidades
Antes de conversar com os seus superiores e sugerir um horário mais flexível, pense em quais são as suas necessidades e decida qual estilo de horário funcionará melhor para a sua vida. Nesse momento é importante verificar tudo aquilo que precisa fazer e não tem tempo. Leve em conta as tarefas realmente importantes, como cuidar da sua saúde, se dedicar aos filhos ou a um projeto paralelo ao emprego. Lembre-se de que aos olhos da empresa, “precisar de mais tempo para você” não é uma justificativa válida.

3. Pense no seu empregador
Provavelmente esse é o passo mais importante na sua tentativa: não se esqueça de considerar também as necessidades da empresa. As chances de conseguir um acordo com os seus chefes são muito maiores se você propuser um plano sensato e que pode beneficiar ambas as partes. Dificilmente os seus superiores concordarão em flexibilizar os seus horários se a empresa não tiver nenhuma vantagem com isso, portanto, prepare-se para fazer acordos. Para facilitar o processo, escreva o seu plano de maneira detalhada. Não fique apenas no campo das ideias e sugestões, mostre a eles de maneira prática como casar os objetivos de ambas as partes.

4. Prepare o seu discurso
Você tem um plano ótimo, encontrou as justificativas perfeitas e até mesmo descobriu uma maneira de oferecer vantagens para a empresa com a flexibilização do seu horário. Perfeito. Agora pense em como você vai dizer tudo isso aos seus superiores. Um plano genial não é nada se você não souber como vendê-lo, portanto, esteja preparado quando sugerir o seu novo horário ao seu chefe. Preveja até mesmo as questões que ele pode levantar e lembre-se de que ele não é obrigado a aceitar isso, portanto, mantenha as suas reações sob controle. Se você está descontente com o seu trabalho, pode sempre procurar algo melhor e é isso que seus superiores poderão sugerir.

5. Aplique o novo horário
Uma vez que os seus chefes consideraram a ideia, sugira a eles realizar um teste. Comunique detalhadamente como será o seu novo método de trabalho, converse com os seus colegas de trabalho sobre o assunto e passe a aplicar o novo horário durante um breve período de tempo, apenas como tentativa. Nesse período você perceberá o que está ou não funcionando e poderá adaptar os detalhes que acabaram saindo da maneira errada. Não desconsidere nunca a opinião dos seus superiores, esse é o momento em que eles vão concordar de vez com a sua tentativa ou desistir dela para sempre.

6. Mostre resultados
Seus superiores confiaram no seu plano, você passou pela fase de testes e agora já está usando o novo horário de maneira definitiva, agora é preciso mostrar resultados. Deixe claro que o seu rendimento não caiu devido ao período de mudanças e, mais que isso, procure se desenvolver mais a cada dia. Dessa maneira você mostra que não perdeu a motivação com o trabalho e pode ainda facilitar o processo para outros funcionários.

PUBLICIDADE

Veja mais matérias de Carreira no Universia.