AO VIVO Análise Técnica na prática: como um trader ganha dinheiro na Bolsa?

Análise Técnica na prática: como um trader ganha dinheiro na Bolsa?

Candidatos não comparecem à entrevista presencial; imagem é prejudicada

Comportamento é contraditório, se pensarmos que parte da população está desempregada, e mostra falta de interesse

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – É difícil de acreditar, mas existe uma situação mais do que frequente no mercado de trabalho: as pessoas mandam currículo, são convocadas para a entrevista presencial, mas não comparecem. “Quase sempre, por mais que todos os candidatos confirmem a presença, muitos faltam”, afirma o presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri.

O comportamento é contraditório, se pensarmos que grande parte da população está desempregada. Dados divulgados em agosto da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), revelaram que, no mês de julho, eram 20,056 milhões de desempregados em seis regiões metropolitanas.

A taxa de desemprego não variou entre o sexto e o sétimo mês de 2008, ficando em 14,6% da PEA (População Economicamente Ativa). No confronto com julho do ano passado (15,7%), houve queda de 1,1 ponto percentual.

Alternativas

Aprenda a investir na bolsa

A situação ainda agrava a busca das empresas por mão-de-obra qualificada. Por isso, diante das faltas, as organizações têm procurado alternativas e uma delas é a etapa da entrevista pela internet, feita antes mesmo de o candidato ser convidado para a entrevista pessoal. O processo já elimina os menos interessados.

Mesmo com a etapa que acontece via web, ainda são identificadas faltas. “As entrevistas virtuais ajudam a diminuir o número de faltas, mas não são suficientes para zerá-lo”, explica Abrileri.

De acordo com ele, para evitar que a relação entre recrutador e candidato se desgaste, é importante ser sempre transparente, honesto, objetivo e amigável. “O interesse em fechar a vaga é mútuo e o feedback de uma parte para com a outra, mesmo quando negativo, sempre é uma demonstração de respeito e profissionalismo”, diz.

Comportamento

É por isso que, se o candidato não puder comparecer à entrevista, deve comunicar o profissional responsável pela área de RH (Recursos Humanos) da empresa, para poder negociar uma outra oportunidades, se houver interesse.

Mesmo se não houver interesse, comunicar a ausência mostra sinceridade e, principalmente, responsabilidade. As portas estarão abertas para você em outra oportunidade.

Um atraso na entrevista de emprego também deve ser comunicado para a empresa. Logo que perceber que não conseguirá chegar a tempo, ligue para a pessoa que o comunicou sobre o encontro e avise.

PUBLICIDADE