Cadastramento <i>on-line</i>: cuidado ao ser convidado para entrevistas

Algumas empresas chamam profissionais para entrevistas na intenção de vender produtos ou cobrar por testes

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os candidatos que cadastram os currículos na internet, em busca de uma vaga de emprego, devem tomar alguns cuidados. Isso porque muitas empresas convidam o candidato para entrevista e acabam fazendo com que ele apenas perca tempo, porque não pretendem contratá-lo.

De acordo com o presidente do site de colocação profissional Catho, Adriano Arruda, estas companhias se cadastram em sites de recrutamento e chamam as pessoas para entrevistas, mas a intenção é vender produtos ou cobrar para realização de testes.

“Estas empresas pegam o telefone de pessoas que estão em busca de emprego em currículos na internet e ligam para convidar para entrevista. Quando chegam lá, é outra coisa”, disse Arruda.

Cuidados

Aprenda a investir na bolsa

Mas para que não caiam neste tipo de armadilha, Arruda orienta os candidatos a questionarem a empresa, logo que recebem um telefonema de convite para uma entrevista. “O mais importante é fazer perguntas sobre se vai cobrar alguma coisa para fazer a entrevista ou testes ou se não está pretendendo prestar um serviço ou vender um produto”, explicou.

Além disso, o candidato deve pesquisar na internet sobre a empresa. Verifique se ela é do mesmo ramo que você e se faz muito tempo que está no mercado.

Caso tenha sido enganado, no entanto, ele orienta as pessoas, em caso extremo, a realizarem um Boletim de Ocorrência por danos morais causados.

Idoneidade

Ainda de acordo com ele, a Catho possui um sistema de verificação das empresas que se cadastram no site para procura de candidatos. “Para anunciar, primeiro a empresa tem que dizer o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Temos ainda um telemarketing para verificar a idoneidade destas empresas”.

Ele disse que, se alguma irregularidade é constatada, a empresa logo é eliminada dos contatos e a Catho não a aceitará novamente.