Cada vez mais benefícios são armas para reter talentos

De acordo com levantamento, dentre os benefícios oferecidos pelas empresas, a assistência médica é o mais comum, presente em 86% das organizações

SÃO PAULO – Cada vez mais as empresas se utilizam dos benefícios como armas para reter talentos.

Ao menos é o que observa pesquisa realizada pela consultoria de seleção de executivos, De Bernt Entschev Human Capital, que ouviu 400 empresas, de pequeno porte a multinacionais, das regiões sul e sudeste. Segundo a consultoria, um bom salário deixou de ser o principal atrativo para os profissionais mais qualificados.

“Alguns benefícios, como o auxílio educação, retém os candidatos não pelo que representam em dinheiro, mas pelo investimento no desenvolvimento profissional do funcionário. E isso faz diferença”, avalia a headhunter da consultoria, Claudia Pessoa.

PUBLICIDADE

Os mais populares
De acordo com o levantamento, dentre os benefícios oferecidos pelas empresas, a assistência médica é o mais comum, presente em 86% das organizações. Em seguida, aparece o auxílio refeição e a assistência odontológica.

Em proporções menores há ainda o auxílio rouparia (para profissionais que precisam trajar-se de maneira mais formal), o auxílio aluguel (para profissionais que precisam se mudar em decorrência da contratação), e a assistência psicológica (para profissionais que trabalham com risco), cabendo lembrar que a oferta de benefícios varia conforme o cargo e a relevância do profissional para a empresa.

Na tabela abaixo, é possível observar o percentual de ocorrência dos benefícios mais oferecidos:

Ocorrência de benfícios
BenefícioPercentual
Assistência médica86%
Refeição77%
Assistência odontológica63%
Seguro de vida62%
Participação por resultados47%
Auxílio transporte47%
Auxílio educação27%
Alimentação (vale supermercado)22%
Auxílio farmácia, academia, rouparia, aluguel, empréstimo pessoal, assistência psicológicaMenos de 3%