Brasileiros receberam mais de R$ 7 bilhões da Justiça do Trabalho em 2005

De acordo com o TST, houve aumento de 20% nos valores pagos aos trabalhadores na comparação com 2004

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – No ano passado, as decisões da Justiça do Trabalho favoráveis aos brasileiros resultaram na transferência de R$ 7,186 bilhões a empregados ou ex-empregados de todo o País. Em relação a 2004, houve aumento de 20% nos valores pagos aos trabalhadores.

Os valores fazem parte do Relatório Geral da Justiça do Trabalho de 2005, divulgado pelo Tribunal Superior do Trabalho, e referem-se a condenações trabalhistas (73%) e acordos celebrados em juízo pelas partes (27% do total).

Mais de 1 milhão de reclamações

Em 2005, as Varas do Trabalho de todo o País receberam 1,739 milhões de reclamações trabalhistas, o que significa 9% a mais que no ano anterior.

Continua depois da publicidade

Além disso, a Justiça do Trabalho solucionou 2.268.279 processos no ano passado, sendo 5,9% no Tribunal Superior do Trabalho; 22,2% nos Tribunais Regionais do Trabalho (segunda instância) e 71,9% nas Varas do Trabalho (primeira instância).

Para o presidente do TST, o uso de ferramentas de informática, como o Bacen-Jud, e o Cálculo Rápido, é essencial para garantir a efetividade das sentenças trabalhistas, fazendo com que esse repasse aos trabalhadores se eleve a cada ano.