Brasileiros que retornam do exterior contarão com apoio na carreira

Nesta segunda (10), o ministro do Trabalho inaugura o Núcleo de Apoio aos Trabalhadores Retornados do Exterior

Publicidade

SÃO PAULO – Os brasileiros que estão retornando do exterior para ingressarem novamente no mercado de trabalho local ganharam uma boa notícia.

Nesta segunda-feira (10), o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, inaugura o Núcleo de Informação e Apoio aos Trabalhadores Brasileiros Retornados do Exterior, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Os trabalhadores irão receber orientações para recolocação no mercado de trabalho, serão encaminhados para cursos de qualificação, além de receberem oportunidades de emprego e vagas em cursos de qualificação profissional.

Continua depois da publicidade

A expectativa é que sejam atendidos 200 trabalhadores por mês, revelou o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Oportunidade
De acordo com o MTE, o núcleo foi criado para proteger trabalhadores brasileiros a partir de uma série de medidas referentes aos profissionais de retorno ao Brasil.

A ideia original surgiu após o “Grupo de Acompanhamento do Cenário Internacional, os Impactos nos Movimentos Migratórios e a Necessidade de novas Políticas Públicas”, criado pelo Conselho Nacional de Imigração, apresentar um relatório apontando a existência de um fluxo de brasileiros em retorno ao país, vindos principalmente do Japão e dos Estados Unidos.

Comportamento
Em meados do ano passado, um levantamento realizado pela consultoria de gestão de capital humano Fesa revelou que Estados Unidos e Europa já não pesam mais na escolha dos profissionais brasileiros.

Os currículos enviados para a consultoria por executivos no exterior que buscam o regresso para o Brasil aumentaram em média 20% entre 2008 e 2009.

De 2009 até o ano passado, 50% dos currículos são de profissionais brasileiros oriundos dos EUA, 35% da Europa, 10% da América Latina e Central e 5% da Ásia.

São cerca de 50 currículos recebidos por mês pela empresa. Todos são executivos que buscam por novos desafios no país de origem. As altas remunerações e possibilidades para a carreira são os principais motivos para o retorno destes brasileiros.

Exemplos
A criação de um projeto como o núcleo não é inédita no País. Em abril de 2009, o MTE aprovou medidas que fomentava a criação de pontos de recepção e apoio no Brasil dos retornados do exterior para prestar orientação, apoio e encaminhamento para o reingresso no mercado de trabalho brasileiro.

Outro exemplo, a Casa do Trabalhador – instalada no Japão – foi criada para atender brasileiros que moram no país asiático. Segundo o ministério, os brasileiros buscam atendimentos sobre regras trabalhistas, financiamentos e assuntos previdenciários.