Brasileiros preferem a formalidade da carteira assinada, diz pesquisa

De acordo com levantamento, 84% dos profissionais brasileiros preferem trabalhar sob o regime da CLT

Publicidade

SÃO PAULO – Quando o assunto é emprego, os brasileiros são conservadores e preferem a segurança, os benefícios e a formalidade garantidos pela carteira assinada.

Ao menos é o que revela pesquisa realizada pela Trabalhando.com, que ouviu mais de 450 pessoas e descobriu que 84% dos profissionais brasileiros preferem trabalhar sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

“Apesar de termos muita informalidade no mercado de trabalho, quando questionada, grande parte dos profissionais prefere a tranquilidade do regime CLT. Isso demonstra que os brasileiros são mais conservadores, e ter certa garantia do trabalho assegurado deixa o profissional mais tranquilo e, em alguns casos, mais produtivo”, explica o presidente da Trabalhando.com Brasil, Renato Grinberg.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outros números
Ainda conforme o levantamento, 72% dos entrevistados são contratados no regime CLT e preferem essa forma de trabalho, sendo que apenas 9% gostariam de ser freelancers.

Na contrapartida, entre os 12% de freelancers, somente 7% estão satisfeitos com esse tipo de trabalho.

Dentre as profissões que mais caminham para o trabalho como freelancer, estão o jornalismo, design (web e gráfico), direito e tecnologia. Administração, engenharia e economia, por outro lado, têm cada vez mais profissionais sob o regime da CLT.

Continua depois da publicidade

CLT ou Freela?
Na dúvida se o melhor é seguir como freela ou CLT? Veja abaixo as vantagens e desvantagens de cada regime.

CLT
Vantagens Desvantagens
Benefícios estabelecidos por lei (férias, FGTS, licença médica, licença maternidade) Descontos de até 27,5% na folha de pagamento, conforme a faixa salarial
Segurança quanto à remuneração mensal Menos oportunidades de aumento de remuneração
Limitação das horas de trabalho Nem sempre o limite de horas é respeitado, sendo preciso, muitas vezes, recorrer à Justiça para receber horas extras
Utilização de benefícios no caso de demissão por parte da empresa (FGTS, multa por rescisão, seguro-desemprego, etc) Se pedir demissão, fica com o FGTS retido, além de não receber o valor da multa)
Freelancer
Vantagens Desvantagens
Poucos descontos na remuneração Não tem os benefícios estabelecidos por lei (férias, FGTS, licença médica remunerada)
Possibilidade de negociação da remuneração conforme o mercado e não por determinação da empresa Necessidade de estar sempre renovando contratos
Maior independência no trabalho Maior risco de perder o foco, caso não haja disciplina
Pode prestar serviços a outras empresas Investimentos para conseguir novos clientes são feitos com recursos próprios