Brasileiros estão com menos medo de perder o emprego, diz pesquisa

Entre dezembro e março, o IMD (Índice de Medo do Desemprego) registrou queda de 7,4%. Frente a março do ano passado, a baixa foi de 6,1%

Karla Santana Mamona

(Wikimedia Commons)

Publicidade

SÃO PAULO – O brasileiro está com menos medo de perder o emprego, segundo aponta o Índice de Medo do Desemprego calculado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgado nesta sexta-feira (5).

Entre dezembro e março, o IMD (Índice de Medo do Desemprego) registrou queda de 7,4%. Frente a março do ano passado, a baixa foi de 6,1%.

Para o economista da CNI, Marcelo Azevedo, “a percepção das pessoas reflete o que está ocorrendo no mercado de trabalho. O emprego formal e a renda dos trabalhadores continuam crescendo.”

Continua depois da publicidade

O estudo revela ainda que a queda no medo do desemprego foi generalizada e comum a todos os cortes da pesquisa (gênero, idade, grau de instrução, renda familiar, condição e porte do município e região). A maior retração foi registrada na região Norte-Centro-Oeste, onde o índice caiu 15,6% em março na comparação com dezembro de 2012. A pesquisa considera os estados do Norte e do Centro-Oeste como uma região única.

Sobre a pesquisa
O levantamento da CNI é feito trimestralmente a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional. O atual estudo foi feito com 2.002 pessoas entre 8 e 11 de março de 2013.