Brasileiro tem 33 dias de folgas remuneradas, revela pesquisa

Segundo estudo, os países europeus são aqueles cujos profissionais mais possuem folgas remuneradas

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O brasileiro tem 33 dias de folgas remuneradas, incluindo férias previstas em lei e feriados nacionais, segundo revela pesquisa realizada pela Mercer.

De acordo com o estudo, os profissionais no Brasil têm, em média, 22 dias úteis de férias remuneradas e desfrutam de 11 dias de folgas, por conta de feriados nacionais. Contudo, engana-se quem acredita que o País é o campeão do descanso.

Europa
No geral, revela o estudo, os países europeus são aqueles cujos profissionais mais possuem folgas remuneradas, sendo que a Áustria, dentre 62 países pesquisados, é a que mais tem dias de folga: são 25 dias úteis de férias e 13 feriados nacionais,o que resulta em 38 dias de descanso.

Aprenda a investir na bolsa

Malta, com 14 feriados nacionais e 24 dias úteis de férias, também se destaca, com 38 folgas, bem como o Reino Unido, que ocupa a primeira colocação de dias úteis de férias (28), e tem 36 dias de folgas remuneradas.

Outros países
No final da lista de dias de folgas estão os países asiáticos, com Filipinas e Tailândia ocupando os últimos lugares da lista, ao registrar 5 e 6 dias de férias remuneradas, respectivamente, e 15 e 16 feriados, totalizando nesta ordem 20 e 22 dias de folga.

Na América Latina, considerando apenas os dias úteis de férias remuneradas, destacam-se, além do Brasil, Venezuela (24 dias), Peru (22), Argentina (20) e México (16). Já quando o assunto são os feriados, os colombianos são os que mais desfrutam deste tipo de descanso, com 18 dias por ano, enquanto os mexicanos são os que menos possuem feriados (7 anuais).

O estudo revela que, nos Estados Unidos, não há uma lei que obrigue as empresas a pagarem um período de férias aos funcionários. Ainda assim, somando o que é habitualmente praticado pelas companhias e os feriados nacionais (10), o norte-americano descansa cerca de 25 dias por ano.