Brasileiro está entre povos mais perdidos; o que fazer para evitar isso?

Em São Paulo, 16% dos entrevistados já perderam uma entrevista de emprego, releva sondagem divulgada pela Nokia

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Pesquisa internacional organizada pela Nokia revelou que o povo brasileiro é um dos mais perdidos do mundo. Foram ouvidas mil pessoas de oito capitais do País.

Constatou-se que o Brasil é a nação onde mais pessoas confessaram já ter faltado a compromissos por conta de dificuldades em se localizar. Em São Paulo, 16% dos entrevistados já perderam uma entrevista de emprego e, em Belém, outros 16% não chegaram a um encontro de negócios. Foi Curitiba, entretanto, que registrou o maior número de perdidos: 31%.

A pesquisa ainda constatou que 14% dos moradores de São Paulo e Porto Alegre acreditam que o senso de direção é inato.

Perguntar na rua pode ser pior

Aprenda a investir na bolsa

E quem pensa que, quando se está perdido, o jeito é perguntar para alguém na rua qual a direção correta a seguir corre grande perigo. Em Porto Alegre, 9% das pessoas acham divertido dar informações erradas a pessoas perdidas. E, em Fortaleza, nada menos que 31% das pessoas admitiram que passam informações erradas para os perdidos.

Outro dado inusitado da pesquisa: em Salvador, mais de um terço da população se perde quando chove.

O jeito é prevenir

De acordo com o presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri, na maioria das vezes, as pessoas perdem reuniões, processos seletivos e outros compromissos profissionais porque não se preparam com antecedência.

“É preciso se preparar para o compromisso. Saber o melhor trajeto a ser feito até o local, qual o ônibus tomar, ter certeza de qual é a estação de metrô mais próxima. Além disso, o ideal é sair de casa em um horário que garanta a chegada ao local no mínimo meia hora antes do compromisso”, explica ele.

Ainda é importante o profissional levar em conta o tempo que certamente será perdido no trânsito e na procura de um local para estacionar o carro. Para quem utiliza transporte público, por sua vez, é melhor conhecer duas maneiras para chegar ao endereço, para o caso de o ônibus demorar a chegar ou o metrô estar parado.

Outra dica: pergunte a amigos e parentes, pessoas nas quais você confia e que conhecem as redondezas, quais são os principais pontos de referência. Peça informações para desconhecidos na rua somente em último caso. Também é válido pedir carona para alguém de confiança que conheça bem a região.

Mais dicas

PUBLICIDADE

Se for um local muito desconhecido e complicado de chegar, e você realmente não quer perder o compromisso, vale a pena fazer o percurso no dia anterior, ou no final de semana, quando há menos trânsito, de acordo com Abrileri. O dia do compromisso chegou e você está atrasado? Se tiver dinheiro, no lugar de utilizar o transporte público pegue um táxi, pelo menos até um ponto mais próximo.

O importante é não atrasar, principalmente se for um encontro importante de negócios ou uma entrevista de emprego.