CNI

Brasileiro está com menos medo de perder emprego e menos satisfeito com a vida

Em dezembro, os índices que medem o medo do desemprego recuou 1,1% e o de satisfação 0,7%

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O brasileiro está com menos medo de perder o emprego, segundo aponta o Índice de Medo do Desemprego calculado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgado nesta quarta-feira (19).

Em dezembro, o índice que mede o medo do desemprego recuou 1,1%, na comparação com setembro. passando de 75,3 pontos, para 74,5 pontos. No confronto com o último mês do ano passado, a queda é de 2,6%.

Ao analisar o indicador por região, nota-se que a redução no medo do desemprego não foi comum a todas. O IMD recuou nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. Em contrapartida aumento no Nordeste e Sudeste.

PUBLICIDADE

O gerente-executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, explica que o fraco desempenho da atividade econômica, apesar de haver melhorado em relação ao primeiro semestre, atingiu principalmente as empresas industriais, não sendo sentido pela população, pois o emprego continua preservado. “A economia, que se comporta melhor do que no primeiro semestre, está desacelerada, mas isso não está afetando a população”.

Satisfação com a vida
A CNI divulgou ainda o Índice de Satisfação com a Vida. Em dezembro, o indicador recuou 0,7%, na comparação com setembro. Frente a dezembro do ano passado, o ISV repetiu o mesmo resultado.

Entre as famílias com renda com mais dez salários mínimos a satisfação é maior (109,9 pontos). Já entre famílias com mais de cinco e dez salários, o índice atingiu 106,6 pontos. Nas famílias com renda familiar de até um salário mínimo o ISV ficou em 104,3.

Sobre a pesquisa
O levantamento da CNI é feito trimestralmente a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional. O atual estudo foi realizado entre 6 e 9 de dezembro de 2012.