Brasileira ganha 58% da média salarial dos homens

País se destaca em ranking das maiores diferenças de salários entre gêneros, ficando entre os 11 primeiros, revelou pesquisa realizada pelo Goldman Sachs

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pelo Goldman Sachs com 15 países revelou que o Brasil é o 11º no ranking das nações em que há maiores diferenças de salários entre homens e mulheres. De acordo com os dados, as brasileiras ganham 58% dos salários dos companheiros do sexo masculino.

A proporção só é menor do que no Vietnã, onde elas ganham 71% do salário deles, da China (64%), da Rússia (62%) e das Filipinas (60%).

A conclusão faz parte do estudo “The Power of the Purse: Gender Equality and Middle-Class Spending”, realizado pelo Goldman Sachs com os BRICs e os países do N11*: Bangladesh, Egito, Indonésia, Irã, Coreia do Sul, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Turquia e Vietnã. Na média, as mulheres desses países ganham 48% do salário dos homens.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O ranking

Confira abaixo o ranking que mostra o quanto as mulheres ganham, na comparação com o salário dos homens, nos quinze países analisados:

País Salário das mulheres
como % do dos homens
Egito 23%
Paquistão 29%
Índia 31%
Turquia 35%
Irã 38%
México 39%
Nigéria 41%
Indonésia 45%
Bangladesh 46%
Coreia do Sul 46%
Brasil 57%
Filipinas 60%
Rússia 62%
China 64%
Vietnã 71%

Fonte: Goldman Sachs, com base em dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)

O estudo ainda mostrou que, no caso da China e do Vietnã, 70% das mulheres estão no mercado de trabalho, contra menos de 40% no Irã, Índia e Nigéria e menos de 25% no Paquistão, Egito e Turquia.

Continua depois da publicidade

O problema é que o emprego para as mulheres estão em setores que pagam menos e têm uma produtividade menor.