Brasil tem três escolas de negócio em lista de melhores para formar dirigentes

Na nona posição está a Fundação Dom Cabral, enquanto na de número 26 está a FIA e, na 42, o Insper (ex-Ibmec São Paulo)

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O Brasil possui três escolas de negócio no ranking das 50 melhores no mundo em programas para a formação de dirigentes, realizado pelo jornal britânico Financial Times.

Na nona posição, está a Fundação Dom Cabral, a melhor posicionada do País, que no ranking de 2009 estava na 13ª posição.

A FIA (Fundação Instituto de Administração) aparece na 26ª posição, depois de subir quatro colocações. A terceira escola brasileira na lista é o Insper (ex-Ibmec São Paulo), na 42ª posição, sendo que não aparecia no ranking no ano passado.

Aprenda a investir na bolsa

O ranking leva em consideração diversos aspectos, como o trabalho de assessoria e acompanhamento dos antigos alunos e a internacionalidade das escolas. Para elaborar o ranking, o Financial Times usa questionários, entrevistas e dados estatísticos. Com eles, analisa as atividades das escolas de negócio, presença internacional, corpo docente, satisfação dos participantes e diversidade internacional dos participantes.

Presentes no Brasil
A primeira posição do ranking é ocupada pela University of Virginia, dos Estados Unidos, que liderou em itens como preparação, design dos cursos, material e novas habilidades.

Em segundo lugar, está o IESE Business School, que atua também no Brasil. “Na conjuntura atual, torna-se fundamental formar dirigentes que gerenciem suas empresas de maneira responsável, mas inovadora”, afirmou o diretor-associado do IESE, Josep Valor.

Confira abaixo a lista dos dez mais bem colocados no ranking:

 Ranking Financial Times de melhores escolas de negócios para dirigentes 
PosiçãoEscolaPaís
1University of Virginia: Darden EUA
2IESE Business SchoolEspanha
3IMDSuíça
4Harvard Business SchoolEUA
5Thunderbird School of Global ManagementEUA
6London Business SchoolReino Unido
7Center for Creative Leadership EUA/Bélgica e Cingapura
8MIT Sloan School of ManagementEUA
9Fundação Dom CabralBrasil 
10University of Western Ontário: IveyCanadá/China
10Essec Business SchoolFrança/Cingapura