Brasil tem só 6 universidades entre as 500 melhores do mundo

As universidades norte-americanas dominam 80% das 20 primeiras instituições da lista

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Seis universidades do Brasil estão entre as 500 melhores do mundo, de acordo com a classificação da Shanghai Ranking, publicada nesta sexta-feira (15). A USP (Universidade de São Paulo) lidera entre as nacionais.

A instituição paulista aparece na 144ª posição e é a única da América Latina entre as 150 melhores do mundo. As outras instituições de ensino superior do Brasil no Top 500 de Shanghai são a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais – 317ª posição), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro – 318 ª posição), a Unesp (Universidade Estadual Paulista – 362ª posição), a Unicamp (Universidade de Campinas – 365ª posição) e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – 421ª posição).

América Latina
Além das brasileiras, apenas outras quatro universidades latino-americanas aparecem no ranking: a Pontificia Universidade Católica de Chile; a Universidad de Chile; UBA (Universidad de Buenos Aires); e a UNAM (Universidad Nacional Autónoma de Mexico).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por outro lado, as universidades norte-americanas dominam 80% das 20 primeiras instituições da lista, com destaque para Harvard (1º lugar), Stanford (2º lugar) e MIT (Massachusetts Institute of Technology), em 3º lugar.