Educação

Brasil tem cinco das dez melhores universidades da América Latina

A USP (Universidade de São Paulo) ocupa a primeira posição do ranking

SÃO PAULO – Cinco das dez melhores universidades da América Latina são brasileiras, segundo o ranking Times Higher Education de 2016, divulgado nesta quinta-feira (7).

A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ocupam o primeiro e segundo lugar do ranking, respectivamente. Outras brasileiras, como a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) ocupam a quinta e sexta posições.

O Chile foi o segundo país dos latino-americanos que foi melhor representado, com duas universidades no top 10 e outras 11 no ranking completo. Em seguida, o México, também com duas universidades entre as dez primeiras.

PUBLICIDADE

No ranking das melhores universidades do mundo, também elaborado pela THE, a USP é a universidade brasileira com a melhor colocação, ficando entre as posições 201 e 250 de um total de 400; neste ano, entretanto, ela caiu mais de 40 posições.

A metodologia para ambos os rankings é a mesma: são levados em conta fatores como a reputação das instituições, citações em pesquisas, perspectiva internacional (incluindo pesquisa, professores e alunos), ambiente de ensino, transferência de conhecimento, entre outros.

Confira as dez primeiras do ranking:

Posição Universidade País 
1USP (Universidade de São Paulo) Brasil 
2Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Brasil 
3Pontifícia Universidade Católica do Chile Chile
4Universidade do ChileChile
5UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Brasil
6PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) Brasil 
7UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)Brasil 
8Monterrey Institute of Technology and Higher Education México 
9National Autonomous University of Mexico México
10Universidade dos Andes, ColômbiaColômbia