Brasil possui, em média, quatro doutores para cada 100 mil habitantes

Curso de Medicina lidera em número de doutores, com 3.639 profissionais, seguido por Agronomia (3.358)

Waldeli Azevedo

Publicidade

SÃO PAULO – Doutor. No Brasil, este tratamento é bastante comum, como sinônimo de respeito, autoridade ou conhecimento de determinado assunto. Nas ruas, empresas e escritórios todo mundo pode um dia vir a ser chamado de doutor. Mas…e na prática? Quantas pessoas possuem mesmo este título no País?

Segundo dados consolidados de 2004, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o Brasil contava com 62.876 doutores, considerando-se um conjunto de 76 áreas de especialização.

Quatro doutores a cada 100 mil habitantes

De acordo com o Censo realizado em 2000, a média per capita de doutores pesquisadores em relação à população brasileira era de quatro doutores por grupo de 100 mil habitantes.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para se ter uma idéia, nos Estados Unidos o parâmetro, na mesma comparação, a relação é de 14 doutores, enquanto na China a marca é de 13,6.

No entanto, a estimativa do Governo, por meio do Plano Nacional de Pós-Graduação, é de formar, em cinco anos (considerando-se o período de 2005 a 2010), cerca de 16 mil novos doutores no Brasil.

Onde estão os doutores?

Segundo dados divulgados no boletim Administrador Profissional, do CRA-SP (Conselho Regional de Administração), a USP é responsável por 37% dos doutorados de pesquisadores obtidos no País.

Continua depois da publicidade

Dentro das áreas de atuação existentes no Brasil, de acordo com o CNPq, o curso de Medicina lidera em número de doutores, com 3.639 profissionais, seguido por Agronomia (3.358), Educação (3.262), Química (2.618) e Física (com 2.249).