Brasil fica em 2º lugar em competição de formação profissional

Participaram cerca de mil estudantes de cursos técnicos profissionalizantes de 51 países. O Brasil recebeu 11 medalhas

SÃO PAULO – O Brasil ficou em segundo lugar no maior torneio de formação profissional do mundo, o WorldSkills 2011. O primeiro colocado foi a Coreia do Sul e o terceiro foi o Japão. O evento, que está em sua 41ª edição, ocorreu em Londres, no último domingo (9).

Neste ano, participaram cerca de mil estudantes de cursos técnicos profissionalizantes de 51 países. O Brasil foi representado por 28 estudantes que competiram em 25 ocupações.

No total, os brasileiros ganharam 11 medalhas, sendo seis de ouro (desenho mecânico em CAD, eletrônica industrial, joalheria, mecânica de refrigeração, mecatrônica e webdesign), três de prata (polimecânica, tecnologia da informação e design gráfico) e duas de bronze (fresagem CNC e soldagem).

PUBLICIDADE

Premiação
Como forma de reconhecimento do esforço dos jovens brasileiros, o Senai oferecerá aos competidores emprego como instrutor, bolsas de estudo para um curso universitário e para cursos técnicos no exterior.

O presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade, disse que a contratação ocorrerá para que os competidores ensinem tudo o que aprenderam aos outros jovens.

Os que quiserem complementar a formação técnica no exterior serão orientados na escolha da escola e do curso. “Além da bolsa de estudos, eles terão ajuda de custo para se manterem fora do país no período do curso”, disse.

Andrade acrescentou ainda que os participantes do torneio são decisivos para garantir o crescimento da economia brasileira. “Vocês são um orgulho muito grande para o Brasil. Por isso, o Senai continuará investindo na formação profissional”, finalizou.