Brasil está entre 20 países que mais atraem universitários dos EUA

Entre 2004-05, 1.994 estudantes norte-americanos vieram para o País; brasileiros em universidades americanas são 7.009

SÃO PAULO – Para quem pensa que apenas os estudantes brasileiros vão para o exterior e poucos estrangeiros vêm ao Brasil para estudar, está enganado. Um relatório do Instituto de Educação Internacional (IIE) apontou que o País está entre os 20 que mais atraem universitários norte-americanos.

No período de 2004-05, o Brasil ocupou o 19º lugar, com 1.994 universitários americanos, o que representa crescimento de 23% sobre 2003-04. O País está na frente somente da Índia (1.767) e muito atrás do primeiro colocado, o Reino Unido, com mais de 30 mil norte-americanos.

Brasileiros nos Estados Unidos

O Brasil também está entre os 20 países que mais mandam estudantes para os Estados Unidos. Isso porque, 7.009 brasileiros estão matriculados em universidades americanas. O número representa diminuição de 3,2% entre o período de 2005-06 e o anterior.

PUBLICIDADE

Dentre os motivos apontados para a diminuição, inclusive no número total de intercambistas nos Estados Unidos, está o atentado de 11 de setembro. O país que mais envia universitários aos EUA é a Índia, com mais de 76 mil.

Pesquisa

A pesquisa detectou que a Índia, China, Coréia do Sul e Japão respondem por 46% de estrangeiros em cursos superiores nos Estados Unidos. Para Allan E. Gosan, presidente do instituto, os americanos também estão indo para estes países para aprenderem uma língua e outra cultura para a futura carreira.

“O estudo internacional deve ser parte da educação de todos os estudantes. As universidades norte-americanas estão providenciando mais oportunidades para estudantes terem uma experiência internacional e estão dirigindo-se a algumas barreiras para participação em estudos fora do país, a fim de preparar os estudantes para serem cidadãos globais”, disse Gosan.