[Braduni] Quem são os jovens líderes e quais obstáculos eles encontram na carreira?

A liderança prematura é aquela que acontece aos 22 ou 23 anos de idade; desconfiança de colegas é freqüente nesses casos

Aprenda a investir na bolsa

Ainda na faculdade, você se imagina, aos 23 anos, começando a carreira em alguma empresa ou galgando posições até chegar a um posto de liderança? Pois saiba que existem pessoas que nessa idade já ocupam um cargo de chefia.

Um dos sonhos profissionais dos brasileiros é alcançar um alto nível hierárquico nas empresas, o que acontece mais cedo para alguns e mais tarde para outros. Para se ter idéia, há recém-formados que já tornam essa ambição uma realidade. São os chamados jovens líderes.

De que forma isso acontece? De acordo com o diretor do Grupo Soma (empresa de soluções em Recursos Humanos), Antonio Carminhato, esses jovens têm dois diferenciais: o primeiro é a criatividade. Eles têm uma idéia e agregam pessoas que acreditam nela. Assim, conseguem resultados, o que atrai as empresas, diante do cenário competitivo.

Aprenda a investir na bolsa

A outra característica predominante nos jovens líderes é a visão de futuro. O mundo de informações que temos disponíveis possibilita criar tendências, o que pode ser difícil para uma pessoa mais madura perceber. “Os jovens líderes têm a vanguarda de como o mundo será”, afirma Carminhato.

Nem tudo são flores

Apesar de conseguir reconhecimento, prestígio e um bom salário, o jovem líder enfrenta alguns obstáculos pela posição que ocupa. A pouca idade pode ser vista como um fator de desconfiança, uma vez que muitas pessoas a relacionam com maturidade.

E maturidade é algo muito exigido em uma posição de liderança. A pessoa terá que tomar decisões, resolver conflitos e delegar, o que requer muito jogo de cintura e habilidade em equipe.

“Se o líder jovem trabalha em uma empresa que só possui jovens, ele será bem aceito; mas, quando há pessoas muito maduras, pode ser visto com certa insegurança”. Exatamente por esse motivo é que a incidência de jovens líderes é maior em áreas menos convencionais e tradicionalistas, como a de tecnologia.

Porém, é possível driblar situações como essa. Segundo o diretor do Grupo Soma, uma dica bastante simples é o jovem líder explicar as decisões tomadas, o que trará segurança aos demais membros da equipe.

Mercado de trabalho

PUBLICIDADE

Uma liderança prematura é aquela que acontece entre os 22 e 23 anos de idade, momento em que muitos profissionais ainda estão terminando a faculdade. A tendência, no entanto, é que esse tipo de liderança aconteça cada vez mais cedo.

Por isso, é preciso estar preparado quando a oportunidade chegar. Veja, abaixo, algumas características para quem vai ocupar um cargo de liderança:

  • Qualificação e especialização – é essencial ter conhecimentos técnicos da área em que atua, bem como atualizar-se constantemente;
  • Motivação – um líder precisa se sentir bem e feliz com o trabalho para poder passar isso ao subordinado e ganhar em produtividade da equipe;
  • Credibilidade – é preciso ter qualidades como humildade, zelo, firmeza, integridade e honestidade;
  • Dinamismo – ajuste em situações diferentes e imprevisíveis;
  • Comunicação – capacidade de organizar pensamentos com clareza, coesão e apresentá-los com objetividade.