[Braduni] Living abroad: sem planejamento financeiro, sonho pode virar pesadelo

Morar fora não é tão simples, mas pode se tornar mais fácil se jovem segurar a empolgação e colocar tudo na ponta do lápis

Aprenda a investir na bolsa

Jovem, com muita coragem e vontade de ganhar dinheiro, você logo pensa em morar em outro país. A possibilidade de receber em euro ou dólar, enquanto os amigos ganham salários pequenos como estagiário ou aprendiz, torna-se cada dia mais atraente.

Grana no bolso, a fluência em outra língua e uma experiência internacional seriam ótimos para começar a procurar emprego quando voltar ao Brasil, ou simplesmente para ter uma quantia de reserva.

Porém, sem planejamento, nenhum desses objetivos será alcançado. Ao contrário: morar no exterior poderá se transformar em um pesadelo.

Aprenda a investir na bolsa

Viver em outro país não é tão simples quanto se imagina, mas pode ser mais fácil se você controlar a empolgação e começar a colocar tudo na ponta do lápis. Num primeiro momento, terá que gastar tempo e dinheiro.

Por isso, confira o passo-a-passo para quem quer sair do País sem problemas, e sem prejuízo!

Destino: exterior

A única coisa que tem em mente é que precisa sair do Brasil? Pois então: comece a pesquisar qual será o país escolhido. Existem alguns itens a serem analisados e o primeiro deles é o idioma.

Você está preparado para estudar, trabalhar e viver em uma outra língua? O ideal é, antes de sair do Brasil, investir em um curso de idiomas, o que evita que você seja enganado nas atividades de rotina.

Se quiser juntar uma grana, por exemplo, pode ser que, sem o conhecimento da língua estrangeira, só consiga cargos que paguem o suficiente para sobreviver no local. Por isso, analise o custo de vida e quanto precisará para as necessidades básicas. O salário de um estrangeiro costuma ser menor do que o do cidadão local e, ainda assim, você terá as mesmas despesas do nativo: aluguel, alimentação, transporte e outros.

Depois de escolhido o país, é hora de começar o processo de legalização de sua entrada. Será necessário tirar passaporte e ainda verificar se o local exige visto.

PUBLICIDADE

Para você ter uma idéia, o novo passaporte brasileiro, com capa azul e emitido em algumas cidades, custa R$ 156,07. Você possui essa quantia? Veja também se há necessidade de entrega da Declaração de Saída Definitiva do País à Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Objetivo: ganhar dinheiro

Se não contar com nenhum familiar ou conhecido no exterior para apoiá-lo financeiramente, saiba que a única fonte de dinheiro será o próprio trabalho. Mas o país permite o trabalho de estrangeiros? Seu visto é próprio para isso?

Segundo a cartilha “Brasileiras e Brasileiros no Exterior”, lançada pelo Ministério do Trabalho, um estrangeiro em condição irregular pode ser vítima de exploração e não ter seus direitos reconhecidos.

Agora, imagine conseguir o trabalho, juntar a grana, mas perder tudo por um descuido. Para que isso não aconteça é que você deve informar-se sobre a possibilidade de abrir uma conta em um banco no país de destino.

Se quiser mandar o dinheiro para o Brasil, saiba que existem várias modalidades, as quais garantirão que a quantia chegue ao destinatário.

Na estadia no país estrangeiro, existem algumas formas de economizar dinheiro, para poder voltar com mais grana no bolso. Veja algumas dicas abaixo:

  • Antes de sair do país, não se esqueça de fazer um seguro de saúde: os hospitais e tratamentos são muito caros lá fora.
  • Uma forma de diminuir os gastos é admitir morar com outras pessoas: para isso, informe se poderá assinar o contrato de aluguel e quais são as exigências.

    Além disso, avalie com cautela o prazo de vigência do contrato e pondere se você realmente vai ficar no país durante o tempo estipulado?

  • Na hora das refeições, é preferível comer em restaurantes locais, que vão oferecer uma comida muito mais saudável e barata que as redes de fast food.
  • Com relação ao transporte, existem lugares onde as pessoas compram o passe de manhã e podem usar o dia inteiro ou por determinado período. Pode ser mais vantajoso que comprar o unitário.
  • Não se prive dos espetáculos e atrações: existem dias da semana que eles são mais baratos ou gratuitos.

    Missão: voltar para o Brasil

    Na hora de voltar para casa, atenção a alguns detalhes, antes de deixar o país. Com relação à conta bancária, veja quais são as regras para fechá-la. Virá com o dinheiro em mãos ou fará uma transferência.

    PUBLICIDADE

    Caso queria regressar ao Brasil com dinheiro em espécie, verifique os limites estabelecidos tanto pelo país de procedência como pelo Governo Brasileiro. De acordo com a cartilha do MTE, uma violação a essa regra pode levar à perda da quantia transportada.

    Se você alugou um imóvel, libere-o em condições prevista no contrato: atenção à pintura, limpeza, aviso de saída etc. Avise seu empregador com antecedência sobre a saída.