[BradJovem] Como selecionar uma vaga de estágio?

A questão não é colocar banca, mas sim procurar a melhor oportunidade de crescimento no mercado profissional

Equipe InfoMoney

Publicidade

Com uma concorrência tão acirrada para uma vaga de estágio, processos seletivos longos e cada vez mais complexos, pode parecer estranho “escolher” um estágio. Porém, mesmo com o mercado de trabalho competitivo, você não pode “agarrar” a primeira oportunidade de estágio, sem antes analisar o que ela lhe oferece.

Geralmente, o estresse e a ansiedade colaboram, e muito, para que tomemos decisões precipitadas. Por isso, antes de aceitar uma vaga, relaxe e faça uma busca detalhada das oportunidades disponíveis.

Se você tiver a mente e o corpo descansados, as chances dos seus rendimentos melhorarem, tanto nos estudos quanto na corrida por um estágio, são bem maiores, sabia?

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Outra dica é cadastrar seu currículo no maior número possível de sites, blogs voltados para empregos. Sem esquecer de sempre fazer uma busca e atualizar suas informações.

Para aqueles desesperados que mal entraram na faculdade e já querem se candidatar às vagas de estágios, muita calma! O aconselhável é começar a busca depois do primeiro ano do curso. Mas, por quê?

Simples! Depois do primeiro ano, você terá mais conhecimento teórico para colocar em prática durante o estágio. Logo, as chances de você ser contratado serão maiores!

Continua depois da publicidade

A hora chegou!

Foi chamado para um processo seletivo? Só participe se você tiver interesse de verdade na vaga oferecida.

Claro que, às vezes, você pode se confundir, pensando que a vaga é para fazer certos serviços e, no final, a realidade é bem outra. Uma chance de evitar isso é, antes de ir para a entrevista, pesquisar no site da empresa a sua história e sua área de atuação.

Caso o anúncio não esteja claro, ligue para o departamento de recursos humanos da empresa e tire suas dúvidas. Só não vale perder tempo, ficar ansioso e se decepcionar no final do processo por não ser a vaga que você esperava.

Atenção também quanto aos horários: não adianta se candidatar a uma vaga que atrapalhe os seus estudos. Faça um cálculo de quanto tempo você irá gastar para ir e para voltar do estágio, e se realmente compensa pra você.

Se o estágio não atrapalhar seus estudos, ai sim é válida a participação no processo seletivo.

Por último e não menos importante, vale a pena checar se a empresa que está à procura de estagiários oferece boa infra-estrutura, programas de treinamento e se você tem chances de efetivação no cargo.

E se der errado?

Imagine só a cena: você foi aprovado no estágio e começou a trabalhar. Os primeiros dias foram super legais, você conheceu seus colegas de trabalho, gostou do ambiente…

Entretanto, com o passar dos dias, você descobre que a sua função não tem nada a ver com o que você estuda na faculdade e se resume a tirar cópias, servir café, atender telefonemas, ir aos bancos e organizar documentos. E agora? O que fazer?

Não há nenhuma alternativa nesse caso, a não ser procurar outro estágio imediatamente. Afinal, a idéia é colocar em prática os conhecimentos aprendidos na faculdade, certo? Como você está só começando no mercado de trabalho, arrisque-se e encontre seu caminho ao sol!