[BradJovem] Como selecionar uma vaga de estágio?

A questão não é colocar banca, mas sim procurar a melhor oportunidade de crescimento no mercado profissional

Com uma concorrência tão acirrada para uma vaga de estágio, processos seletivos longos e cada vez mais complexos, pode parecer estranho “escolher” um estágio. Porém, mesmo com o mercado de trabalho competitivo, você não pode “agarrar” a primeira oportunidade de estágio, sem antes analisar o que ela lhe oferece.

Geralmente, o estresse e a ansiedade colaboram, e muito, para que tomemos decisões precipitadas. Por isso, antes de aceitar uma vaga, relaxe e faça uma busca detalhada das oportunidades disponíveis.

Se você tiver a mente e o corpo descansados, as chances dos seus rendimentos melhorarem, tanto nos estudos quanto na corrida por um estágio, são bem maiores, sabia?

PUBLICIDADE

Outra dica é cadastrar seu currículo no maior número possível de sites, blogs voltados para empregos. Sem esquecer de sempre fazer uma busca e atualizar suas informações.

Para aqueles desesperados que mal entraram na faculdade e já querem se candidatar às vagas de estágios, muita calma! O aconselhável é começar a busca depois do primeiro ano do curso. Mas, por quê?

Simples! Depois do primeiro ano, você terá mais conhecimento teórico para colocar em prática durante o estágio. Logo, as chances de você ser contratado serão maiores!

A hora chegou!

Foi chamado para um processo seletivo? Só participe se você tiver interesse de verdade na vaga oferecida.

Claro que, às vezes, você pode se confundir, pensando que a vaga é para fazer certos serviços e, no final, a realidade é bem outra. Uma chance de evitar isso é, antes de ir para a entrevista, pesquisar no site da empresa a sua história e sua área de atuação.

Caso o anúncio não esteja claro, ligue para o departamento de recursos humanos da empresa e tire suas dúvidas. Só não vale perder tempo, ficar ansioso e se decepcionar no final do processo por não ser a vaga que você esperava.

Atenção também quanto aos horários: não adianta se candidatar a uma vaga que atrapalhe os seus estudos. Faça um cálculo de quanto tempo você irá gastar para ir e para voltar do estágio, e se realmente compensa pra você.

Se o estágio não atrapalhar seus estudos, ai sim é válida a participação no processo seletivo.

Por último e não menos importante, vale a pena checar se a empresa que está à procura de estagiários oferece boa infra-estrutura, programas de treinamento e se você tem chances de efetivação no cargo.

E se der errado?

Imagine só a cena: você foi aprovado no estágio e começou a trabalhar. Os primeiros dias foram super legais, você conheceu seus colegas de trabalho, gostou do ambiente…

Entretanto, com o passar dos dias, você descobre que a sua função não tem nada a ver com o que você estuda na faculdade e se resume a tirar cópias, servir café, atender telefonemas, ir aos bancos e organizar documentos. E agora? O que fazer?

Não há nenhuma alternativa nesse caso, a não ser procurar outro estágio imediatamente. Afinal, a idéia é colocar em prática os conhecimentos aprendidos na faculdade, certo? Como você está só começando no mercado de trabalho, arrisque-se e encontre seu caminho ao sol!