[BradJovem] Como conseguir um emprego sem ter experiência profissional?

Veja algumas dicas de como aprimorar o seu currículo

Conseguir emprego sem ter experiência alguma é sempre complicado, não é verdade?

Mas não encare o desafio como uma missão impossível. Alguns cursos e procedimentos podem te ajudar a conquistar o primeiro emprego. Veja só!

Como ter diferenciais sem experiência?

Para obter vivência no setor corporativo, uma boa opção são os trabalhos voluntários. Hoje, muitas Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades sem fins lucrativos precisam de mão-de obra.

PUBLICIDADE

Por isso, procure vagas em áreas que você deseja conhecer melhor, assim você adquire experiência e muitos pontos. Atenção! Nesse tipo de trabalho não se pode esperar grandes remunerações. Ao contrário: muitas vezes você pode contar apenas com uma ajuda de custo para o transporte até a instituição.

Além disso, pesquise cursos, palestras, grupos de discussão, conteúdos que lhe proporcionem conhecimento. O investimento vale a pena, pois você ganha conhecimento e, na disputa de vagas, esse pode ser o seu diferencial.

Uma outra opção que enriquece o currículo são os trabalhos “freelancer” (por conta própria). Nesse caso, a remuneração depende da atividade a ser desenvolvida e do tempo que você está disposto a se dedicar.

Os estágios e os programas de aprendizagem desenvolvidos pelas empresas também pode ser uma ótima oportunidade. Pesquise em empresas conceituadas, a possibilidade de estagiar na área em que você pretende atuar.

Trabalhar na área comercial também pode ajudar! Em algumas empresas, existe a estratégia de contratar pessoas que não tiveram experiência na área exigida, mas já trabalharam no comércio e por isso já tiveram uma rotina de trabalho.

Para os que estão na faculdade e não trabalham

Se você está iniciando a faculdade e nem pensa ainda em procurar um emprego, esteja atento ao mercado de trabalho mesmo assim!

Participe de projetos de pesquisas, iniciação científica, atividades de monitoria, estágios, grupos de estudo, trabalhos voluntários, participação em empresas juniores ou centros acadêmicos. Dedique-se também ao aprendizado de outros idiomas.

Não deixe escapar nenhuma oportunidade! Toda e qualquer atividade é uma chance de crescimento e amadurecimento profissional, principalmente para quem está no início da carreira. Pense nisso.