[BradJovem] Como conseguir o primeiro e tão sonhado estágio?

Há alguns anos, uma boa formação acadêmica era sinônimo de garantia de emprego. Hoje, é preciso muito mais... Confira!

O estágio pode ser sua porta de entrada para o mercado de trabalho. Aliar o conhecimento teórico obtido em cursos técnicos e faculdades e o prático adquirido no cotidiano de empresas e instituições é fundamental para o sucesso profissional.

Como conquistar um estágio?

Para conseguir um estágio é aconselhável que você faça um planejamento a partir de três passos:

  • elaboração de um currículo – o currículo possui duas funções principais: gerar entrevistas e servir de guia para o entrevistador. Portanto, capriche!
  • divulgação do currículo no mercado – pesquise na Internet, jornais e revistas, as vagas de estágios disponíveis na sua área. Além disso, busque nas empresas relacionadas à sua profissão o contato do departamento de Recursos Humanos e envie seu currículo. Muitas instituições possuem banco de currículos no seu site;
  • preparação para enfrentar processos seletivos – as dinâmicas de grupo são o processo mais comum para selecionar candidatos. Procure expor suas idéias de maneira clara e objetiva. Evidencie suas qualidades, como a facilidade de trabalhar em equipe, organização e otimismo. Procure ser participativo, mas sem ser arrogante, e prepare-se para a entrevista.

Comunicar é preciso!

Geralmente, os candidatos que possuem facilidade para se comunicar, atitude, flexibilidade, empatia, cursos na área pretendida e inglês fluente já estão na frente de outros candidatos.

PUBLICIDADE

Outra dica importante: fique muito atento à oportunidade de vagas nos finais de cada semestre. É nesse período que as empresas mais contratam estagiários. Se você já está no segundo semestre do seu curso, comece a mandar currículos e se candidatar às vagas de estágio.

Quanto mais cedo você conseguir uma vaga, maior o diferencial que terá em comparação a um estudante que só começa a estagiar no último ano.

O mapa da mina

Apesar da dificuldade para conseguir um estágio, há determinados cursos que oferecem mais oportunidades aos estudantes.

Segundo dados da Abres, é o caso de Administração de Empresas, Informática, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Engenharia. Nesses programas de estágio, as vagas não são preenchidas por falta de candidatos ou de qualificação exigida.

Em contrapartida, os cursos de Direito e de Jornalismo são os que têm menos vagas no mercado.

Direitos do estagiário

Com a nova lei instituída no dia 26 de setembro de 2008, os estagiários passaram a ter alguns benefícios, como:

    1- seguro contra acidentes pessoais;

    2- jornada de trabalho de, no máximo, trinta horas semanais (6 horas por dia);

    3- no período de provas, a jornada de trabalho deverá ser reduzida pela metade;

    4- vale transporte;

    5- férias de trinta dias, no mesmo período das férias escolares, depois de um ano de trabalho. Durante as férias, o estagiário tem o direito de receber a sua bolsa auxílio integral.