[BRADESCOPJ] O salário e seus conceitos

O significado do salário para funcionarios e organizações você já sabe. Mas há outros conceitos importantes a serem observados. Confira!

arrow_forwardMais sobre

O significado do salário para funcionarios e organizações você já sabe. Mas há outros conceitos importantes a serem observados, entre eles:

Composto salarial – segundo Idalberto Chiavenato, em seu livro Recursos Humanos, o capital humano das organizações, há vários fatores internos (organizacionais) e externos (ambientais) que condicionam os salários, determinando seus valores. O conjunto desses fatores internos e externos é denominado composto salarial (em inglês, wage mix).

O composto salarial envolve fatores internos (são relacionados diretamente à empresa: tipologia de cargos, política salarial, capacidade financeira, desempenho geral e competitividade) e externos (mercado de trabalho, conjuntura econômica, poder dos sindicatos, negociações coletivas, leis trabalhistas, concorrência e mercado).

PUBLICIDADE

Administração de salários – é o conjunto de normas que têm como objetivo estabelecer e preservar estruturas de salários que sejam equitativas e justas, tanto em relação aos demais cargos da organização, quanto em relação aos cargos semelhantes, em outras empresas.

Avaliação de cargos – por meio de técnicas e critérios específicos, a avaliação de cargos analisa e compara o conteúdo de cada cargo, visando, posteriormente, classificá-los para então estruturar um sistema de remuneração. Para isso, são elaboradas as descrições de cargo, que procuram sempre responder às seguintes questões: o que faz o funcionário, quando faz, como faz, onde faz e por que faz.

Métodos de avaliação de cargos – existem diferentes métodos, entre eles:

  • método de escalonamento (que consiste em dispor os cargos em um rol crescente ou decrescente, em relação a determinado critério de comparação);
  • método de categorias predeterminadas (ou dos escalonamentos simultâneos) – primeiro, é feita a divisão dos cargos em categorias predeterminadas que possuam certas características comuns. Depois, aplica-se o escalonamento simples em cada conjunto.
  • método da comparação de fatores – os cargos, neste caso, são avaliados através de fatores de avaliação. Este método foi criado por Eugene Benge, que propôs cinco fatores genéricos:

    – requisitos mentais
    – habilidades requeridas
    – requesitos físicos
    – responsabilidade
    – condições de trabalho.

  • Método de avaliação por pontos – é o mais utilizado nas empresas. A técnica é, ao mesmo tempo, analítica (os cargos são comparados através de fatores de avaliação) e quantitativa (são atribuídos pontos para cada elemento do cargo e um valor total é obtido pela contagem de pontos).

Comissão de avaliação de cargos – grupo encarregado de aprovar a avaliação. É composta pelo responsável pela administração de cargos e salários, analistas, diretores das áreas envolvidas na avaliação, gerentes e chefes interessados.

Classificação de cargos – após os resultados da avaliação, os cargos são agrupados por classes, visando facilitar a administração dos salários.

PUBLICIDADE

Pesquisa salarial – trata-se de um verdadeiro intercâmbio de informações sobre salários. A empresa que pesquisa e obtém informações de otras empresas compromete-se a entregar os resultados da pesquisa tabulados e processados, mantendo a confidencialidade das informações, quando necessário. Cada empresa recebe os resultados com a sua identificação, mas com as demais codificadas.

Política salarial – fortalecida pelo desenvolvimento de todas as etapas anteriores, a política salarial é o conjunto de princípios e diretrizes que refletem a orientação e a filosofia da organização quanto aos assuntos de remuneração de seus trabalhadores.