[BRADESCOPJ] Cinco passos para elaborar um estratégico plano de cargos e salários

Ausência de política de remuneração gera insatisfação na equipe, por conta da falta de transparência da organização

Equipe InfoMoney

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Conquistar a fidelidade dos funcionários é um problema para todas as empresas, de todos os portes. O desafio parece ter aumentado com a recente inserção dos profissionais da geração Y* no mercado de trabalho.

“É uma nova geração, com muito a agregar, mas com a questão problemática do compromisso”, define a psicóloga clínica do Grupo Nelson Paschoalotto, Mariana Mondelli. “Os jovens estão muito mais compromissados com seu próprio crescimento do que com o da empresa”.

Nesse contexto, políticas de cargos e salários transparentes e bem estruturadas têm se mostrado eficientes no apoio à gestão de pessoas. Não é difícil compreender: a ferramenta fornece as diretrizes, as normas e os procedimentos a serem adotados pela empresa para sustentar a gestão salarial.

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Sobre o plano

Por meio do plano de remuneração, define-se de forma clara a relação vertical existente entre os salários e os cargos – o que o mercado chama de equilíbrio interno – e o ajuste dessa relação à realidade de mercado (equilíbrio externo). Esse ajuste direciona os colaboradores a uma meta.

Já a falta de um plano de cargos e salários gera insatisfação entre os funcionários, por conta da ausência de transparência da organização quanto aos seus critérios de aumento salarial, promoção e concessão de benefícios.

A retenção de informações, aliás, é uma das principais causadoras da queda da motivação no ambiente corporativo. O tema já foi alvo de diversos estudos no campo da comunicação corporativa. A hipótese é de que a retenção de informações por parte dos líderes dá a eles a ilusão do poder. Mas, para o diretor de Performance Organizacional da consultoria Right Management, Felipe Westin, “a atitude apenas dá margem para as pessoas fantasiarem, dando força aos líderes informais”.

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Por que o foco no salário?

“Vários estudos mostram que o salário, sozinho, não é considerado fonte de motivação e não é suficiente para garantir o comprometimento, mas é a base de todo o processo”, afirma a consultora de Desenvolvimento Organizacional da Caliper, Patrícia Kremer Armstrong.

“Uma vez implantado e divulgado o plano para todos os colaboradores, eles terão um visão clara de quais critérios foram utilizados para estabelecer a hierarquia entre seus cargos e salários, podendo identificar possíveis oportunidades de crescimento dentro da estrutura organizacional. E, com certeza, estes são fatores que impulsionarão o comprometimento das pessoas com a organização”, acrescenta.

Deve-se ressaltar, entretanto, que a implantação de um projeto de cargos e salários não implica necessariamente aumento salarial para todos os colaboradores. Em alguns momentos, inclusive, será possível perceber colaboradores com salários mais altos do que o devido em função de sua imaturidade no cargo. Nesse caso, cabe uma avaliação mais profunda do profissional a fim de verificar se ele está de fato apto a ser líder.

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As etapas

Antes de fazer qualquer coisa, entretanto, é necessário realizar o planejamento do projeto e divulgá-lo para os colaboradores, para esclarecer dúvidas e expectativas quando ao aumento salarial. Veja a seguir os passos para implantação do plano:

Feito tudo isso, não se deve deixar de lado a manutenção do plano. Periodicamente, a empresa deve revisar os salários, benefícios e planos de carreira, especialmente quando houver alguma modificação nos cargos e atividades. Para Patrícia, o mais importante é que os colaboradores saberão que estão sendo remunerados de maneira justa e coerente e refletirão mais antes de migrar para a concorrência.

Geração Y – formada por jovens entre 18 e 30 anos. Por terem crescido em meio ao avanço tecnológico e ao acesso fácil e constante à informação, querem resultados rápidos e encaram a carreira de forma diferente, sem o comprometimento que seus pais tinham. Acreditam que o emprego só vale a pena se a empresa em questão puder alavancar seu currículo.