Bônus em dinheiro não motivam funcionários, dispara especialista

Para professor, o que fará um funcionário satisfeito e motivado é outro tipo de incentivo

Paula Zogbi

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SÃO PAULO – Dan Arilely, professor de psicologia e economia comportamental na Duke University, acha “bizarro” que gestores ofereçam bônus com tanta facilidade e, ao mesmo tempo, hesitem tanto em elogiar seus subordinados.

“Pense em elogios, eles são basicamente gratuitos”, disse o professor ao Business Insider. E garantem, segundo ele, que todas as pessoas envolvidas saiam felizes. “A mesma coisa acontece quando você dá crédito pelas coisas. Não importa quem fez cada coisa”, continua.

De acordo com ele, se as pessoas se preocupassem menos em pagamento e mais em trabalho em equipe e sentimento de pertencimento, a produtividade no escritório melhoraria com consistência. Benefícios financeiros, por outro lado, têm aumentos expressivos de rendimento imediatamente, mas criam uma “dissociação” dos funcionários no longo prazo e diminuem a motivação.

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Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney