Bom senso: veja como usar seu cartão de visitas

Ele deve ser entregue quando a outra pessoa mostrar interesse pelo seu trabalho, para fidelizá-la; não pode estar amassado e rasgado

SÃO PAULO – No mundo corporativo, muitas pessoas usam o cartão de visita para se apresentar. Ele é utilizado, em algumas situações, no primeiro contato entre dois profissionais, o que significa que ajudará na formação da imagem da outra pessoa, assim como a maneira de se vestir e falar.

Por isso, alguns cuidados são indispensáveis para quem usa a todo o momento esse tipo de cartão. A primeira dica é que ele deve ser pequeno, para poder ser colocado na carteira. Quanto à formatação, é preciso notar em qual setor a pessoa trabalha.

“Depende do segmento em que a pessoa atua. Um profissional de buffets infantis pode usar um personagem, enquanto um designer pode usar letras e um fundo mais criativo. Quanto a isso, é bastante flexível o cartão de visita”, disse a consultora de RH do Catho Online, Gláucia Santos.

Informações

PUBLICIDADE

Nos cartões deve haver o nome da empresa, logotipo, o nome do executivo, seu cargo e telefone, fax, e-mail, CEP e site da empresa. O telefone celular, se for da empresa, é indispensável, mas o de uso pessoal não deve ser colocado.

“Se for um prestador de serviços, não é interessante incluir os preços que ele cobra. Tudo isso deve ser explicado num contato anterior ao cartão ou depois de entregá-lo”, explicou Gláucia.

O cartão deve ser usado nas seguintes ocasiões: quando um profissional se apresenta, para acompanhar envio de presentes, agradecer apoio, comunicar mudanças de empresa ou endereços e para aceitar ou recusar convites escritos.

Ainda de acordo com Gláucia, para acertar a hora da entrega, a única dica é perceber se a outra pessoa está interessada no seu trabalho, senão será desperdício de tempo e financeiro. Use o cartão para fidelizar contatos e clientes.

Dicas para entrega

Entregue-o sempre na mão da pessoa, de maneira que ela possa ver seu nome com facilidade. Logo depois disso, peça o cartão do outro profissional, para mostrar interesse e ser educado. Leia e guarde-o em sua carteira.

Se for participar de alguma reunião, fique com ele em mãos para não passar pela situação ruim de esquecer o nome do profissional. Mas cuidado para não ir embora e deixar o cartão na mesa, o que mostra descaso.

Em jantares e almoços, quando não der tempo de entregar o cartão antes de se sentar à mesa, o melhor é fazê-lo sempre ao final da refeição, no momento em que todos estiverem apenas conversando, para não atrapalhar ninguém.

Quando for entregá-lo a alguém, verifique anteriormente se ele não está amassado nem rasgado, o que é totalmente desagradável. Também se certifique de que realmente ainda tem um cartão de visitas, já que a falta deles mostrará apenas desorganização e falta de planejamento.