Boa oportunidade para carreira, programa de trainee exige inglês de candidatos

Processos seletivos costumam ser tão competitivos quanto vestibulares e não permite nenhum deslize do candidato

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Um programa de trainee é visto como um bom negócio para jovens em início de carreira, já que é a possibilidade de desenvolver habilidades e, por que não, um plano para a vida profissional. O que essas pessoas não sabem é que, muitas vezes, a seleção é rígida e exige o conhecimento na língua inglesa.

De acordo com o sócio e diretor da Outliers Professional Language School, Augusto Rocha, o programa é a oportunidade que o jovem tem de ingressar em uma grande companhia, crescer profissionalmente e ocupar posições estratégicas em um curto prazo. “Mas os processos de seleção são longos e demandam muito do interessado”, disse.

Em multinacionais como Ambev, Unilever e Coca-Cola, os processos de seleção para trainee chegam a ser tão disputados quanto os vestibulares para as melhores faculdades do país. O problema é que a seleção não é apenas formada por uma prova.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mais do que uma prova
Normalmente, os candidatos a trainee passam por inscrição, triagem inicial, provas on-line ou presenciais, testes psicológicos, redação, dinâmicas e entrevistas, painéis de negócios e outras etapas. Muitos processos ainda incluem entrevistas em inglês nas fases finais da seleção.

“Elas servem para mensurar o nível de inglês do candidato, além de sua fluência verbal. E qualquer erro pode significar sua eliminação”, disse Rocha, dizendo ainda que, como a competição é grande, deslizes em português e também no inglês não são permitidos, principalmente no que diz respeito à pronúncia correta das palavras.

Simulações de entrevistas são interessantes neste momento. “Isso permite que os jovens pratiquem bastante, diminui a carga de nervosismo na entrevista real e aumenta as chances de passar para a próxima fase da seleção”.

Continua depois da publicidade

Confira, abaixo, as principais questões a serem levantadas em uma entrevista em inglês: