Benefícios do INSS começam a ser pagos nesta segunda-feira

A primeira parcela do 13º salário também será paga aos aposentados, pensionistas e beneficiários da Previdência

SÃO PAULO – O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) libera, a partir desta segunda-feira (03), o pagamento de aposentadorias, pensões e auxílios referentes ao mês de agosto.

Serão liberados mais de 24,960 milhões de benefícios, sendo que R$ 13,57 bilhões serão injetados na economia.

Calendário

Como ocorre todos os meses, dois lotes de benefícios são liberados por dia, de acordo com o final. Os segurados que possuem o benefício com final 1 e 6, por exemplo, recebem no primeiro dia útil do mês.

Calendário de pagamento
Final do BenefícioData do Pagamento
1 e 603/09
2 e 704/09
3 e 805/09
4 e 906/09
5 e 010/09

PUBLICIDADE

Fonte: Previdência Social

13° salário

Também nesta segunda-feira (03), o INSS começa a pagar a primeira parcela do 13º salário a 21.814.531 aposentados, pensionistas e beneficiários da Previdência Social, juntamente com os benefícios do mês de agosto. No total, serão liberados R$ 6,3 bilhões.

Mais de 3,146 milhões de beneficiários da Previdência Social – que recebem amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família – não têm direito ao abono natalino.

Pagamento proporcional e desconto

O pensionista ou aposentado que começou a receber o benefício depois de janeiro, terá o 13º salário proporcional. Além disso, os segurados que estão em auxílio-doença também podem receber uma parcela menor que os 50%, já que a antecipação é proporcional ao período em que o benefício está sendo pago esse ano.

Por fim, cabe ressaltar que sobre esta parcela não incide o desconto do Imposto de Renda (IR), já que este só será feito em dezembro, quando o INSS pagar a segunda parcela do 13º.