Bancos já antecipam parte do 13º salário a clientes

Teto do empréstimo fica entre 50% e 85% do valor do salário extra de Natal; juros cobrados pelos bancos variam de 3,41% a 4,30%

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Uma boa novidade aos trabalhadores que tem pressa em receber o 13º salário. Alguns bancos já estão antecipando a bonificação que as pessoas irão receber apenas no fim de novembro (primeira parcela) e até 20 de dezembro (segunda parcela).

Trabalhador poderá antecipar até 85% do seu 13º

A linha de crédito especial aberta pelos bancos permite que o trabalhador antecipe valores que vão de 50% a 85% do valor do salário extra de Natal. Os juros cobrados pelo empréstimo varia de 3,41% a 4,30% ao mês.

Uma das exigências para adiantar o recebimento do 13º salário é que o trabalhador tenha conta-salário no banco que oferta o crédito.

Quais são os limites do valor liberado?

Aprenda a investir na bolsa

Os valores mínimos e máximos definidos para o empréstimo são pré-estipulados por cada banco e a liberação do crédito depende da renda do trabalhador e sua capacidade de pagamento.
Por exemplo, a Caixa Econômica Federal, libera até 85% do pagamento, ou seja, entrega entre R$ 190 a R$ 20 mil do 13º salário. O diferencial da Caixa é que o banco oferece o empréstimo também aos aposentados e pensionistas do INSS que recebem os benefícios em conta da instituição.

Prazo para pagamento

O prazo para o pagamento do empréstimo vence dia 20 de dezembro, data em que termina o prazo para que as empresas depositem na conta do funcionários segunda parcela do 13º.

Em alguns bancos, como o Itaú, o pagamento do empréstimo será feito em apenas uma parcela, mediante débito automático no próprio dia 20, em outros bancos, como o Real, se o assalariado for receber o 13º em duas parcelas, o empréstimo também será liquidado em duas vezes.

Vale destacar que o trabalhador que embolsar o valor da primeira parcela do benefício quando entrar em férias, terá direito apenas à segunda parcela, em 20 de dezembro.