Avaliar a concorrência ajuda na conquista de um novo emprego

Profissionais também precisam estudar sobre as empresas e descobrir suas necessidades, diz consultor Renato Senatore

SÃO PAULO – O ano de 2010 começou com expectativas positivas para o mercado de trabalho. Se você faz parte da parcela de profissionais que está entusiasmada com as previsões e tentará uma nova oportunidade de emprego, deve ficar atento a alguns aspectos.

Segundo o consultor e especialista em Desenvolvimento de Novos Negócios, Renato Senatore, o primeiro passo para conquistar a vaga desejada é avaliar a concorrência direta. “É importante refletir sobre as pessoas que atuam no mesmo mercado. Por isso, os profissionais devem analisar quais são as habilidades e deficiências de seus colegas. Após essa reflexão, é necessário fazer a comparação com suas habilidades”, explicou.

Caso esteja defasada, a pessoa deve procurar maneiras que ajudem a suprir suas deficiências, por meio de cursos, workshops, leituras, ajuda de consultores, entre outros.

PUBLICIDADE

Avaliação direta
Senatore afirmou ainda que a avaliação da concorrência também pode ser feita diretamente, por meio da rede de relacionamento, o famoso network.

“Procure um colega que atue na mesma área e aborde questões relacionadas ao seu trabalho. Veja se a opinião dessa pessoa é a mesma que a sua. Busque saber quais são as atividades recentes desempenhas por ele e como está se atualizando no mercado. Troque informações”, declarou Senatore.

Estudar as empresas
Além de avaliar a concorrência, o profissional precisa estudar sobre as empresas em que pretende se candidatar. É importante descobrir quais são as necessidades dessas organizações, o que elas buscam ou precisam para que os seus negócios sejam mais competitivos.

“Comparando seus conhecimentos com os dos outros candidatos e depois confrontando-os com as necessidades das empresas, o candidato conseguirá enxergar claramente quais são as suas habilidades de maior valor, assim como identificará quais conhecimentos e habilidades precisa desenvolver para se diferenciar dos demais e aumentar suas chances”, concluiu Senatore.