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SÃO PAULO – O melhor termômetro para o profissional é o feedback recebido de seus superiores hierárquicos, uma vez que permite dimensionar erros e acertos, bem como analisar os resultados obtidos. Apesar disso, ainda há quem tenha calafrios somente ao pensar na reunião.
O alerta é da diretora da SEC Talentos Humanos, Vivian Maerker Faria. Ela lembra que, provavelmente, entrarão na avaliação fatores objetivos e subjetivos. “Contudo, em vez de gerar apreensão e insegurança, esse momento é propício para o profissional planejar seus próximos passos, tanto no curto quanto no médio prazo”, diz.
Dicas
Vivian dá algumas dicas para tirar melhor proveito do encontro:
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- Prepare-se com antecedência. Antes da reunião com o chefe, faça uma reunião consigo mesmo: revise seus últimos seis ou 12 meses e analise sua performance;
- Procure ter clareza de seus pontos fortes – saiba claramente onde você se destacou nesse período;
- Da mesma forma, conscientize-se de suas limitações. Reflita sobre o que poderá fazer para lidar com elas. Dessa forma, se seu chefe levantar um problema de performance, você apresenta uma solução de melhoria;
- Procure estabelecer alguns objetivos para o próximo período, como o que você quer conquistar e aonde quer chegar;
- Levante pontos sobre os quais você tem dúvidas ou dificuldades e saiba pedir ajuda. Discuta com seu chefe possíveis soluções para essas dificuldades e ouça um outro ponto de vista;
- Traga suas sugestões. Pode ser um bom momento para trocar idéias;
- Mantenha seu equilíbrio emocional. Afinal, a reunião é um feedback do trabalho desenvolvido, não uma crítica pessoal;
- Durante a reunião, faça anotações, se achar pertinente. Você poderá usar esses registros para conversar posteriormente com colegas e mentores, solicitando dicas e sugestões. Essas mesmas anotações servirão de ponto de partida na sua próxima avaliação de desempenho.