Aumento na renda eleva consumo de leite no Brasil

Os brasileiros consumiram 161 litros de leite no ano passado, de acordo com pesquisa da Associação Leite Brasil. Consumo avançou 4,4% frente 2009

Publicidade

SÃO PAULO – O aumento na renda propiciou ao brasileiro ampliar o consumo de leite ao longo dos meses do ano passado, de acordo com pesquisa da Associação Leite Brasil.

O saldo do consumo, conforme os dados obtidos no estudo, avançou cerca de 4,4% na comparação com 2009. Os brasileiros consumiram 161 litros de leite no ano passado.

Tudo leva a crer também que a expansão no uso do leite está ligado à diversificação na produção de derivados, à melhoria na qualidade da produção primária de leite e ao aumento na produção interna, que representa 97% do mercado local.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Conjuntura
Embora o consumo de leite tenha aumentado no País, na comparação com outras nações, o Brasil ocupa apenas o 65° lugar do ranking, liderado pela Finlândia e Suécia, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Para o presidente da Associação Leite Brasil, Jorge Rubez, o mercado interno tem potencial para se expandir, e a falta de políticas específicas e engajamento do setor dificultam o desenvolvimento e o estímulo ao consumo.

“Considerando a recomendação do Ministério da Saúde, de três porções de lácteos diárias, ou seja, 200 litros ao ano, a média do brasileiro ainda tem um deficit de 25%”, diz Rubez.