AO VIVO Por Dentro dos Resultados: CEO e CFO do Fleury falam sobre o balanço da rede de laboratórios; assista

Por Dentro dos Resultados: CEO e CFO do Fleury falam sobre o balanço da rede de laboratórios; assista

Aumento na renda eleva consumo de leite no Brasil

Os brasileiros consumiram 161 litros de leite no ano passado, de acordo com pesquisa da Associação Leite Brasil. Consumo avançou 4,4% frente 2009

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O aumento na renda propiciou ao brasileiro ampliar o consumo de leite ao longo dos meses do ano passado, de acordo com pesquisa da Associação Leite Brasil.

O saldo do consumo, conforme os dados obtidos no estudo, avançou cerca de 4,4% na comparação com 2009. Os brasileiros consumiram 161 litros de leite no ano passado.

Tudo leva a crer também que a expansão no uso do leite está ligado à diversificação na produção de derivados, à melhoria na qualidade da produção primária de leite e ao aumento na produção interna, que representa 97% do mercado local.

Aprenda a investir na bolsa

Conjuntura
Embora o consumo de leite tenha aumentado no País, na comparação com outras nações, o Brasil ocupa apenas o 65° lugar do ranking, liderado pela Finlândia e Suécia, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Para o presidente da Associação Leite Brasil, Jorge Rubez, o mercado interno tem potencial para se expandir, e a falta de políticas específicas e engajamento do setor dificultam o desenvolvimento e o estímulo ao consumo.

“Considerando a recomendação do Ministério da Saúde, de três porções de lácteos diárias, ou seja, 200 litros ao ano, a média do brasileiro ainda tem um deficit de 25%”, diz Rubez.