Aumente suas chances de conquistar uma bolsa de estudos na universidade

A concorrência é grande e você precisa se mostrar merecedor da vaga; conheça algumas dicas para ajudá-lo nesta empreitada

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Com o orçamento apertado, a única solução que você encontrou para não ser obrigado a trancar a sua matrícula foi batalhar uma bolsa de estudos na universidade.

E como você, outros milhares de estudantes também entregam seus pedidos todos os semestres, de forma que surge o seguinte questionamento: como posso aumentar minhas chances?

Colhendo e fornecendo informações

Fique por dentro de todas as informações referentes à bolsa e sobre o financiador. Anote tudo que for relevante e se mostre realmente interessado em ganhar esta disputa. Como? Muito simples.

PUBLICIDADE

No lugar de informar no seu currículo que é formado em Administração de Empresas apenas, fale sobre os projetos dos quais já participou, e aposte no seu marketing pessoal, sem aumentar nem diminuir seu desempenho. Se o seu currículo for muito grande, faça um resumo na primeira página.

Na carta de intenções você precisará ser convincente. Diga o porquê da importância do curso no seu projeto de vida e o que pretende fazer durante a faculdade. Tenha capricho e elabore um documento claro e conciso, com um português correto e objetivo.

A entrevista pessoal

Passando por esta fase de seleção, é chegada a hora da entrevista pessoal. Aqui todo cuidado é pouco, pois você deve zelar pela sua imagem e fazer com que o entrevistador literalmente “vá com a sua cara”.

Pontualidade e boa aparência são qualidades fundamentais. E quando se fala em boa aparência, isto não implica no tradicional terno e gravata ou taileur, por exemplo. Vista-se (e bem) de acordo com a ocasião. Profissionais de tecnologia, por exemplo, são menos formais do que advogados.

Tolerância zero

Lembre-se ainda que tudo que você declarar na requisição a ser preenchida deverá ser comprovado por meio de documentos. Portanto, cuidado com as divergências que possam surgir. Mentiras deliberadas não são toleradas sob hipótese alguma.

Como foi mencionado anteriormente, a pontualidade em relação aos prazos será sua grande aliada. Isto porque a exigência de documentos existirá em qualquer universidade, e o nível do detalhamento das informações costuma ser grande e lhe tomará um bom tempo. Por esta razão, comece a reunir a papelada o quanto antes.

Diversifique

Mas, ainda assim, mesmo diante de todos estes cuidados, o seu projeto pode ser recusado, não por sua credibilidade, mas pela elevadíssima concorrência. Neste caso, não economize esforços e procure quantos financiadores puder, visando aumentar suas chances de sucesso. Boa sorte!