AO VIVO Sócio da Arko e analista da XP avaliam o último debate entre Trump e Biden antes da eleição nos EUA

Sócio da Arko e analista da XP avaliam o último debate entre Trump e Biden antes da eleição nos EUA

Aumente a produtividade da equipe: invista em um ambiente humanizado

Pessoas trabalham com mais afinco e eficácia quando estão em ambiente humanizado. A questão principal é: como promovê-lo?

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Para aumentar a produtividade dos membros da equipe, os líderes investem em treinamento, inibem os focos de distração, dentre outras medidas. Porém, uma atitude muito mais simples, e barata, pode incentivar os colaboradores: investir em um ambiente de trabalho humanizado.

De acordo com a Robert Half, empresa de recrutamento especializado, em seu guia “Como maximizar a produtividade de seus funcionários”, as pessoas trabalham com mais afinco e eficácia quando estão em um ambiente em que são tratados humanamente. A questão principal, porém, e que gera muitas dúvidas, é como promover esse ambiente.

“A maneira de criar um ambiente deste tipo não é mistério: trata-se simplesmente de um ambiente onde os gestores reconhecem e respeitam a necessidade de tratar cada funcionário como um indivíduo”, diz o guia.

Promoção do ambiente mais humano

Aprenda a investir na bolsa

Veja, abaixo, elementos básicos para promover um ambiente de trabalho mais humanizado:

  • Condições de trabalho saudáveis e agradáveis;
  • Salários e benefícios compatíveis com os oferecidos pelas outras empresas;
  • Comunicação aberta entre gestores e funcionários;
  • Oportunidades de crescimento na carreira;
  • Compromisso claro com a educação e as boas maneiras;

Promoção do ambiente mais humano

O líder ainda pode promover um ambiente mais humano mostrando interesse pelas pessoas que trabalham com ele. Para isso, busque conhecer seus colaboradores, para poder interagir com eles pessoalmente, mas não a ponto de ser invasivo.

“Mostre preocupação e compaixão quando o funcionário estiver passando por uma crise pessoal. Quando você realmente passar a conhecer bem os seus funcionários, você poderá oferecer ajuda ou um dia de folga. Eles apreciarão o seu interesse e preocupação”.