Atualização: veja vantagens e desvantagens dos cursos <i>on-line</i>

Por falta de tempo, pessoas escolhem realizar esse tipo de curso, mas não sabem que é preciso responsabilidade

SÃO PAULO – Com o advento da internet, até mesmo a sonhada atualização profissional pode ser adquirida pela rede mundial de computadores. Basta entrar em um site e realizar um curso on-line.

Mas para realizar esses cursos existem algumas regras, que devem ser seguidas para conseguir um diploma de aprendizado. Por isso, é bom que você veja as vantagens e desvantagens de realizar pela internet o curso desejado.

Vantagens

Para quem vive na correria do dia-a-dia, a internet é a grande aliada. As atividades dos cursos podem ser realizadas com um prazo pré-fixado de acordo com seu tempo.

Isso significa que você mesmo decidirá quando serão suas aulas. Os organizadores do curso normalmente deixam disponíveis o conteúdo a ser aprendido, para que o aluno leia, e as atividades, para que faça quando puder, num determinado prazo. Mas, se o aluno sentir dificuldades, contará com um suporte técnico e do professor via internet.

Quem vive em grandes cidades também é beneficiado por esse tipo de curso. Com ele, você não precisa sair de casa para aprender, o que significa que você não precisará atravessar a cidade – o que é bom para quem tem crianças em casa – nem encarar um trânsito.

Desvantagens

Uma desvantagem dos cursos on-line é que, em alguns casos, você pode ser alvo de um golpe. Por isso, preste bastante atenção quando for aderir a um deles. A instituição que promove é conhecida? Você conhece alguém que já realizou um curso no mesmo lugar? Atente a essas questões e, na hora do pagamento, desconfie se o preço for muito barato.

As desvantagens dependem da sua personalidade, pois têm a ver com o aproveitamento do curso. Para quem não tem responsabilidade, os cursos on-line não são indicados, já que a pessoa precisa da imposição de outra para cumprir com as atividades a serem realizadas. Alguns deles realizam chats e as pessoas precisam participar ou não receberão o certificado, o que pode ser ruim para quem não tem tanto tempo ou é desregrado.

Além disso, é preciso ser pró-ativo, autodidata e empreendedor, ou então não explorará ao máximo o curso a ser realizado.