Atualização é essencial para recolocação no mercado de trabalho depois dos 40

Além da atualização, retomar uma carreira após um longo período de afastamento irá exigir do candidato flexibilidade

SÃO PAULO – Manter-se atualizado é conselho recorrente de dez entre dez consultores de carreiras para quem quer construir um futuro profissional de sucesso. Contudo, a atualização se torna essencial para as pessoas com mais de 40 anos que, por qualquer motivo, se afastaram do mercado de trabalho e agora desejam voltar.

“A pessoa precisa estar atualizada, tanto no que diz respeito à sua própria área, como quando o assunto é tecnologia, informática, internet… Especialmente porque, neste último caso, os jovens dominam e é com eles que as vagas serão disputadas”, informa a consultora executiva na área de Recursos Humanos e Vendas e fundadora da Equipe Certa Gestão de Recursos Humanos, Ana Carolina Mafra.

Flexibilidade
Além da atualização, retomar uma carreira após um longo período de afastamento irá exigir do candidato flexibilidade.

Ainda segundo Ana Carolina, o profissional terá de demonstrar disponibilidade para atuar em cargos de remuneração mais baixa, sendo que, em alguns casos, será necessário até mudar de função.

“Os candidatos devem ser realistas e estarem dispostos a recomeçar de cargos mais baixos. Vagas gerenciais, por exemplo, são bem mais difíceis. Por outro lado, a experiência de vida pode favorecer as contratações em funções que requerem pessoas menos ansiosas e cargos de confiança, como assessores diretos, secretários e serviços de atendimento ao consumidor”, diz.

Dicas
No sentido de auxiliar quem tem tal perfil e deseja uma ocupação, a consultora aconselha que o candidato monte um currículo destacando as atividades desempenhadas quando empregado, sendo que este currículo deve ser objetivo, direto e ter uma breve menção do período em que ficou afastado.

“O profissional deve focar nas atualizações profissionais, cursos e palestras, que participou neste período”.