Atualização é essencial para recolocação no mercado de trabalho depois dos 40

Além da atualização, retomar uma carreira após um longo período de afastamento irá exigir do candidato flexibilidade

Publicidade

SÃO PAULO – Manter-se atualizado é conselho recorrente de dez entre dez consultores de carreiras para quem quer construir um futuro profissional de sucesso. Contudo, a atualização se torna essencial para as pessoas com mais de 40 anos que, por qualquer motivo, se afastaram do mercado de trabalho e agora desejam voltar.

“A pessoa precisa estar atualizada, tanto no que diz respeito à sua própria área, como quando o assunto é tecnologia, informática, internet… Especialmente porque, neste último caso, os jovens dominam e é com eles que as vagas serão disputadas”, informa a consultora executiva na área de Recursos Humanos e Vendas e fundadora da Equipe Certa Gestão de Recursos Humanos, Ana Carolina Mafra.

Flexibilidade
Além da atualização, retomar uma carreira após um longo período de afastamento irá exigir do candidato flexibilidade.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda segundo Ana Carolina, o profissional terá de demonstrar disponibilidade para atuar em cargos de remuneração mais baixa, sendo que, em alguns casos, será necessário até mudar de função.

“Os candidatos devem ser realistas e estarem dispostos a recomeçar de cargos mais baixos. Vagas gerenciais, por exemplo, são bem mais difíceis. Por outro lado, a experiência de vida pode favorecer as contratações em funções que requerem pessoas menos ansiosas e cargos de confiança, como assessores diretos, secretários e serviços de atendimento ao consumidor”, diz.

Dicas
No sentido de auxiliar quem tem tal perfil e deseja uma ocupação, a consultora aconselha que o candidato monte um currículo destacando as atividades desempenhadas quando empregado, sendo que este currículo deve ser objetivo, direto e ter uma breve menção do período em que ficou afastado.

Continua depois da publicidade

“O profissional deve focar nas atualizações profissionais, cursos e palestras, que participou neste período”.