Assertividade é o caminho certo ao defender um ponto de vista

Segundo especialista, ao confrontar opiniões, os profissionais não devem acreditar que isso é uma disputa de poder

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Todos os profissionais têm o direito de defender seu ponto de vista dentro da empresa. Entretanto, ao se posicionar sobre algo o profissional tem de ter muito cuidado para não se mostrar autoritário e “cabeça-dura”.

Para a consultora de Transição de Carreiras da De Bernt, Ília Lima, a palavra chave é assertividade, ou seja, é conseguir expressar a sua opinião sem ofender ninguém.

A tática que deve ser usada, segundo a especialista, é basear o ponto de vista, em fatos concretos. “Quando você se posiciona, cercado de fatos, é o primeiro passo para evitar um grande confronto”.

PUBLICIDADE

Considere a opinião do outro
A diretora-executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Sônia Helena Garcia, aconselha ainda que o profissional escute a opinião do outro até o final. Quando o colega ou gestor terminar, com calma, a pessoa deve dizer o que considera sobre o que o outro disse, mas que gostaria de acrescentar tal fato.

“Quando você sabe expor a sua opinião, sem agredir o outro, você é respeitado por isso. Já quem é autoritário e falta com respeito acaba sendo desligado da empresa, por não saber se comportar”.

Para ela, o profissional tem de entender que se mostrar contrário à opinião do outro não é uma disputa de poder. “Isso deixa a pessoa cega e não leva a lugar nenhum”.

Harmonia
Por fim, Sônia explica que o colaborador que sabe ouvir o outro, sabe se posicionar e consegue harmonizar todas as opiniões, para concluir algo melhor do que ele pensava se destaca dentro das organizações, nos dias de hoje.

Isso porque, atualmente, no ambiente de trabalho, existem vários tipos de profissionais, com personalidades, idades, cultura, nacionalidade e experiências diferentes.

“Hoje, nas empresas, há diferentes gerações, há estrangeiros, ex-aposentados, que têm opiniões e pensamentos que divergem. Quem sabe aproveitar isso, tem muito a ganhar”, finaliza.