Ascensão profissional: você está na empresa certa?

Para saber se a empresa em que atua é a ideal para crescer, veja se há possibilidade para isso. Você faria as atividades que seu chefe faz?

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Quando contratado por uma empresa, o profissional começa com as atividades mais específicas, sem pensar no processo de produção como um todo. Ele apenas é uma peça, fundamental ou não dependendo do desempenho, dentro de uma máquina.

No entanto, com o passar do tempo, começa a pensar em ascender profissionalmente. Mas, será que a empresa em que trabalha é a ideal para que atinja os objetivos profissionais? Sabe como identificar se a companhia em que está é a certa para isso?

É possível crescer?

Isso pode ser identificado no ambiente de trabalho. Veja se as pessoas que trabalham na empresa estão por lá há bastante tempo. Como elas começaram: eram estagiárias, aprendizes ou apenas mudaram de empresa, com o mesmo cargo a ocupar?

Aprenda a investir na bolsa

Conversando com os companheiros ainda é possível saber se existe uma intenção em investir no crescimento do funcionário. Existe um programa de crescimento?

Além disso, analise a situação da empresa no mercado. Ela está sendo engolida pelo concorrente principal? Tem tido dados positivos no faturamento? Caso a resposta seja não, é melhor você começar a procurar um outro emprego.

Analise seu chefe

Para saber se você realmente quer continuar em uma empresa e ascender profissionalmente nela, analise o trabalho realizado pelo seu chefe. Você, em algum momento, já quis realizar o trabalho dele?

Caso a resposta seja sim, isso significa que vale investir naquela empresa. Melhore seu desempenho e peça retorno sobre seu trabalho, o que mostrará seu interesse.

No entanto, esta análise deve ser feita de maneira detalhada. Não pense somente em quanto seu chefe ganha ou nas vantagens que ganhou para estar no posto de chefe, mas sim em toda a responsabilidade que possui. Você está disposto a passar por isso?