Ascensão profissional: identifique seu espaço na empresa onde trabalha

Ambiciosos, alguns profissionais se esquecem da ética no trabalho, invadindo espaço alheio e criando inimizades

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Quem enfrenta a competição acirrada no mercado de trabalho sabe que é cada vez mais difícil encontrar o “ponto certo” em suas atitudes para conquistar seu espaço. Por conta desta verdadeira briga por um lugar ao sol, o ambiente profissional se torna muitas vezes insustentável, em razão do nível de disputa que transgride valores e aborta a ética.

Neste caso, como resistir? Como dosar a conduta? O primeiro passo é buscar superar as diferenças e identificar o seu espaço, respeitando o alheio. Embora difícil, o caminho é indicado para a construção de um ambiente mais saudável na empresa onde trabalha, zelando pelo bom relacionamento interno.

Espírito de equipe

Quem acha que pode se dar bem em uma empresa trabalhando sozinho, começou mal. É fato entre especialistas em Recursos Humanos que hoje o temperamento e o perfil do profissional são determinantes para o seu crescimento. Ou seja: um expert que não consegue partilhar conhecimento perde muitos pontos, por ter grandes limitações de convivência.

Aprenda a investir na bolsa

As empresas buscam pessoas que consigam unir, formar equipes, e não destruí-la. Por este motivo, você como profissional deve saber conquistar seu espaço pela sua competência, por seu modo de cativar pessoas e de contagiá-las com sua motivação. Isso lhe atribuirá uma boa dose de liderança, atraindo bons profissionais que começarão com você uma relação de troca.

Outro ponto: respeite a hierarquia de sua empresa. Ela não existe por acaso.

Seu espaço

Identifique com clareza as tarefas que lhe são atribuídas. Manifeste seu interesse por outras atividades e busque crescimento, por meio da expansão do conhecimento. Tenha uma visão abrangente, não restrita apenas ao que faz, mas sim compreendendo as demais áreas de empresa.

Mostre-se prestativo e preocupado com as pessoas que lhe cercam. Lembre-se que você não é uma ilha. Cultive o bom ambiente de trabalho. Você só tem a ganhar com isso!