Às vezes, dói: como lidar com a verdade no feedback e nos negócios?

"O que pode gerar problemas são as verdades provisórias e eventuais mentiras camufladas de bons argumentos", diz coach

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – Apesar dos riscos, como o de ser mal compreendido pelos colegas, usar a franqueza no ambiente de trabalho é sempre a melhor alternativa. Mas o profissional deve tomar cuidado quando for falar a verdade.

“O que pode gerar problemas são as verdades provisórias e eventuais mentiras camufladas de bons argumentos”, afirmou o coach executivo e de equipes, Carlos Cruz. Ele explicou que, quando é franco, o profissional tira as pessoas da famosa zona de conforto e, por isso, elas ficam mais suscetíveis a conflitos.

De acordo com ele, o ser humano só diz o que é verdade ou mentira baseado no próprio conhecimento, na experiência vivida e no que ele acredita. No ambiente de trabalho, porém, é preciso ter como referência os fatos para comunicar as verdades em mente.

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No feedback

O feedback é um momento propício para falar a verdade. O processo só se torna útil, porém, se alguns cuidados são tomados:

Nos negócios, comunique a verdade quando for agregar valor ao trabalho e traga informações úteis para o crescimento dos negócios. Além disso, lembre sempre de: