Entrevista

As melhores (e piores) expressões para colocar no currículo

“Pensar fora da caixa” é uma expressão que deve ser evitada

Por  Juliana Américo Lourenço da Silva -

SÃO PAULO – Um em cada seis (17%) recrutadores gastam 30 segundos ou menos analisando um currículo, segundo uma pesquisa realizada pelo site de recrutamento Career Builder. A maioria (68%) demora em média 2 minutos. Com um tempo de avaliação tão curto, certas palavras e expressões podem fazer a diferença para ganhar uma chance com os recrutadores.

O uso de clichês e termos subjetivos não são bem vistos porque não trazem a informação real do candidato e dificilmente mostram resultados efetivos.  “Sinergia”, “Dinâmico” e “Pensar fora da caixa” podem parecer boas escolhas, mas não são indicados pelos recrutadores americanos.

Para a vice-presidente de recursos humanos da Career Builder, Rosemary Haefner, os “recrutadores preferem palavras fortes para definir experiências, habilidades e desempenho”. Confira abaixo quais termos podem te ajudar e quais devem ser evitados:

Expressões e termos
MelhoresPiores
Fonte: Career Builder
AlcançouPensar fora da caixa
Melhorou Sinergia
Treinou e foi mentor dePode contar para tudo
AdministrouLíder nato
CriouValor adicional 
Resolveu Movido por resultados
Voluntariou-seTrabalha bem em equipe
InfluenciouTrabalhador 
Acrescentou/DiminuiuPensador estratégico
IdeiasDinâmico
NegociouMotivado 
LançouDetalhista
Receita/LucrosPró-ativo 
Dentro do orçamento– – – 
Ganhou– – – 

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Compartilhe