As maneiras de se construir um líder no trabalho

Afim de entender o que as pessoas enxergam num líder, especialista desenvolveu seis tópicos baseados na sistemática da liderança corporativa

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SÃO PAULO – O que torna uma pessoa líder? A competência em gerir questões delicadas, as ambições profissionais ou a seriedade em lidar com qualquer tipo de situação?

“O conceito de liderança, por ser extremamente amplo e abrangente, comporta as mais variadas leituras e análises, ou seja, lideranças situacional, gerencial, social, participativa, etc.”, afirma o vice-presidente da consultoria Thomas Brasil, Edson Rodriguez.

Segundo ele, existem aspectos, como os citados acima, que são comuns à maioria dos líderes, pois estão interligados a sua imagem e as suas ações transmitidas.

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Com a finalidade de entender o que as pessoas enxergam em um líder, Rodrigues desenvolveu seis tópicos baseados na sistemática da liderança corporativa.

Vamos segui-lo!
Os três primeiros pontos desse perfil consistem em visualizar os aspectos embutidos no profissional de comando. São eles:

“Um ponto adicional que pode ajudar os candidatos a líderes: é extremamente importante que possam avaliar seus perfis comportamentais de modo a terem uma boa ideia de como são vistos, quais seus pontos fortes e os suscetíveis de desenvolvimento”, explica Rodriguez.

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Esse processo, avalia, funciona como uma espécie de autoconhecimento e parte fundamental do processo da liderança, porque os líderes normalmente sabem e controlam a imagem que transmitem.

Moldando o ambiente
Soma-se a esse estudo de perfil, as aparências que o líder transmite a sua volta, afinal, não foi à toa que esse profissional conquistou a confiança dos demais funcionários. Confira:

Rodriguez diz que um verdadeiro líder acredita nesses aspectos e os utiliza de modo com que as pessoas a sua volta o identifiquem. “A artificialidade e a superficialidade nessas práticas podem dar margem a uma interpretação de falsidade e arrogância, e isso não é nada bom se queremos cultivar uma imagem de liderança”.

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O especialista chama a atenção para um ponto no qual muitos profissionais acabam por não dar a devida atenção: paciência. O reconhecimento é uma consequência, o que significa tempo e maturidade na construção dessa condição assumida.