pensando no futuro

As habilidades de liderança que todo estudante precisa desenvolver

Desenvolver habilidades de liderança pode ajudá-lo a ganhar crédito com os professores e colegas de classe, além de preparar você para os passos futuros

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Ser um bom aluno não é suficiente para aproveitar ao máximo a experiência escolar. Para apresentar um bom desempenho é preciso aprender outras habilidades, como as de liderança. Embora pareça algo desnecessário, desenvolver essas características pode ajudá-lo a ganhar crédito com os professores e colegas de classe, além de preparar você para os passos futuros. Se você está interessado em se tornar um verdadeiro líder, confira 4 habilidades que você deve desenvolver ainda no colégio.

1. Comportamento de líder

Embora as notas sejam importantes, não podem fazer muito por você quando se trata de liderar. Por isso, é fundamental investir em um comportamento que mostre que você leva a escola a sério e sabe o impacto que isso terá para o resto da sua vida. Procure ser disciplinado, agir de maneira madura e trabalhar com ética. Isso mostra que você tem potencial para liderar e conquista a confiança dos professores.

PUBLICIDADE

2. Conexões com colegas

Para saber se você tem potencial para liderar, seus professores vão observar a maneira como você se comporta. Eles irão verificar seu relacionamento com amigos, com outros estudantes e com quem você precisa trabalhar em equipe. Por isso, desenvolver sua comunicação é uma boa ideia. Tente ser mais articulado, mostre que você sabe trabalhar bem em equipe e mantém sempre uma atitude positiva diante das situações. Isso vai ajudá-lo a estabelecer conexões amigáveis com os seus colegas de classe.

3. Trabalho social

Ainda que o foco dos seus professores seja a sua atitude em sala de aula, saber o que você faz fora da classe também é importante. Procure ganhar experiência realizando trabalhos voluntários e serviços comunitários, isso mostra iniciativa e encoraja os colegas a agirem da mesma maneira.

4. Aprender com os erros

Você pode ser um estudante excelente, mas ainda assim não está livre de cometer erros. Entretanto, saber como aproveitar essa situação é o que vai diferenciar um líder dos demais. Por isso, ao falhar você precisa manter uma atitude neutra e encontrar ensinamentos naquele erro. Mostre aos seus professores que você sabe agir com maturidade diante das situações complicadas e aplique o que você aprendeu com aquele erro em outras situações. Isso vai deixar claro que você é responsável o bastante para lidar com as escolhas equivocadas que fizer eventualmente.

PUBLICIDADE

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.