Dicas

As estratégias necessárias para aumentar sua autoconfiança

Tendo em vista o sucesso profissional, é necessário ter autoconfiança para qualquer desafio da vida corporativa

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Nunca foi fácil arranjar um emprego. Ainda mais se você tem exigências de salário, localização, horários, etc. Portanto, acima de qualquer coisa, é necessário que você tenha autoconfiança para saber desviar dos obstáculos, aprender com os erros e livrar-se dos deslizes, tendo consciência de que qualquer entrevista é uma experiência nova da qual você, provavelmente, aprendeu algo novo. Tendo isso em vista, é essencial que, para qualquer desafio de nossas vidas, tenhamos autoconfiança.

Mas como melhorar esta virtude em nossas personalidades?

1. Comece e termine projetos
Para que você crie confiança em si próprio, é essencial que você comece e termine um projeto. Desta forma, quando terminado, toda a vez que você olhar para o que cumpriu e realizou, você tenha noção de que é capaz de coisas iguais ou até maiores.

PUBLICIDADE

2. Saia da sua zona de conforto
Você nunca vai saber se consegue vencer desafios sem sair da sua zona de conforto. Quanto mais você varia as situações, mais adaptado está para imprevistos e isso, inevitavelmente, faz com que você se sinta mais seguro de si próprio.

3. Encare seus medos
É muito diferente sair da sua zona de conforto de encarar um medo secreto. Se for falar em público, faça esta experiência. Se de altura, pule de para-quedas. Se você não consegue ficar sem chocolate, passe um mês sem o alimento. Teste seus limites, saia da rotina; isso fará com que você aumente sua autoconfiança.

4. Saia da rotina
Viaje, vá para algum que você goste, mude sua perspectiva, saia da rotina. Praia, parque, interior, montanhas, natureza. Sair da rotina e fazer alguma atividade física, mesmo que não seja propriamente exercício, fará bem a você.

5. Organize-se
Se sua mesa está uma bagunça, na qual você não consegue encontrar nem uma caneta, é hora de mudar isso. Assim como sua agenda, sua garagem, seu quarto, tudo. A partir do momento em que você começar a organizar as pequenas partes da sua vida, tudo estará cada vez mais no seu lugar, o que lhe permitirá seguir com suas atividades com mais autoconfiança.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.