As carreiras mais promissoras para 2015

A consolidação das ações de otimização de custos e quadros de funcionários iniciadas este ano devem movimentar o mercado de trabalho em 2015

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – A Michael Page, empresa de recrutamento executivo, listou as profissões que devem ser mais demandadas no próximo ano. Segundo o diretor da empresa, André Nolasco, áreas ligadas diretamente a produção e ao setor financeiro das empresas serão mais requisitadas. 

“As companhias esperam que as medidas de aprimoramento de processos e redução de custos, que tiveram início no final de 2013, surtam o efeito desejado e, consequentemente, elevem a rentabilidade das empresas. Isso impactará positivamente o mercado de trabalho permitindo o início de um novo ciclo de crescimento das companhias”, explica Nolasco. 

Ele acrescenta que a consolidação das ações de otimização de custos e quadros de funcionários iniciadas este ano aliado a busca do aumento da produtividade devem movimentar o mercado de trabalho em 2015. A consultoria indica, a partir de análises de mercado, as posições que tendem a estar em alta a partir do próximo ano, confira:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1) Gerente de Embarcações/Operações
Com a escalada de produção de petróleo e gás prevista para o mercado brasileiro nos próximos meses e a entrada de navios de produção, os barcos de apoio se multiplicarão na costa brasileira e profissionais capacitados serão demandados.

Perfil do profissional: as empresas buscam profissionais com formação como Oficial de Náutica ou de Máquinas, ou mesmo Engenharia Mecânica com bons conhecimentos de equipamentos de praça de máquinas.

2) Engenheiros de Instalação/LayEngineers
Há previsão de novos campos entrarem em produção no litoral brasileiro e parte fundamental para colocar o ativo em marcha é conectar as linhas produtivas que ligam os poços no fundo do oceano às plataformas e navios de produção.

Continua depois da publicidade

Perfil: formação em Engenharia (Mecânica, Elétrica, Eletrônica ou Naval), com experiência prática em atividades que se relacionam com ROV, Survey, Movimentação de Cargas em regime offshore, etc.

3) Gerente de Logística
O aumento significativo no volume de galpões industriais, consequência da necessidade de novos centros de distribuição em detrimento de um mercado forte de e-commerce, deve aumentar a demanda destes profissionais. 

Perfil: empresas buscam Engenheiro de Produção com pós-graduação em Logística.

4) Gerente de Produção para a Indústria de Bens de Consumo
Segundo a consultoria, o brasileiro continua direcionando sua renda para a compra de itens de primeira e segunda necessidades e esses profissionais precisarão manter este mercado abastecido, aumentando cada vez mais a eficiência dentro das fábricas.

Perfil do profissional: especialmente engenheiros com histórico de atuação em manufaturas.

5) Gerente de Obras Industriais
Em função da necessidade por galpões industriais, por consequência do volume de Centros de Distribuição, essa é uma demanda que aponta um viés de alta para 2015.

Perfil: Engenheiro Civil com larga vivência no campo, acompanhando a produção de obras industriais, fazendo a gestão da equipe de obras dessa natureza.

6) Controller
Várias empresas em processos de estruturação e reestruturação precisam implementar controles e processos para crescer de forma sólida e rentável. A procura por profissionais com esse perfil aumentou muito depois da necessidade de reportar em IFRS (Normas e Padrões Internacionais de Contabilidade). 

Perfil: busca está direcionada para profissionais com formação em Ciências Contábeis, Administração ou Economia, pós-graduações e especializações na área são um diferencial.

7) Gerente de Planejamento Tributário
A demanda por profissionais com esse perfil está em alta pois em função da necessidade de fazer um planejamento tributário mais bem elaborado devido à complexidade da matriz tributária brasileira. 

Perfil: formação em Ciências Contábeis e Direito, pós-graduações e especializações na área são um diferencial.

8) Business Development Manager
Considerando um ambiente econômico e de mercado desafiador, a área de vendas passa ter um importante papel na geração de negócios para empresa de forma mais ampla, além da gestão de vendas ativa baseada no portfólio de produtos ou serviços, carteira de clientes e metas de vendas existentes.

Perfil do profissional: formação em Engenharia, Administração de Empresas e afins. “É essencial que o profissional desenvolva uma rede de relacionamento com agentes de diferentes níveis de senioridade em empresas ou instituições, além de boa visão de negócios para compreender assuntos de diversas áreas da empresa e converter oportunidades em negócios”, ressaltou a consultoria.

9) Data Scientist
A alta competitividade do mercado e a necessidade de estar mais próximo do seu consumidor para entender o que ele precisa de forma individual e conseguir elaborar uma estratégia que leve valor agregado ao consumidor se diferenciando dos demais players.

Perfil: o Data Scientist ou Cientista de Dados é um profissional com formação em Matemática, Estatística ou Engenharia da Computação com Mestrado em Matemática Aplicada ou Computação Distribuída e muitas vezes com Doutorado e PHD nas áreas exatas.

Além disso, o profissional deve possuir aptidão para cálculos matemáticos e estatísticos, bem como possuir visão de negócio para que possa alinhar os conceitos tecnológicos à uma aplicação prática nas empresas, além de desenvolver em linguagens como C e Python e arquitetura de plataformas de Big Data.

10) Arquiteto Corporativo
As empresas buscam padronizar seus ambientes, processos e estruturas buscando a otimização de métodos e estruturas permitindo uma melhor performance e um controle maior de custos.

Perfil: o Arquiteto Corporativo é um profissional com formação em Tecnologia e muitas vezes com Pós-graduação/MBA em Negócios. O profissional deve possuir raciocínio lógico e pensamento analítico, além de conhecimento em metodologias como SOA, TOGAF, ITIL, COBIT e BPMN.

11) Desenvolvedor Mobile
As empresas buscam estar em contato com seus funcionários e com o seu mercado consumidor e para isso, utilizam a plataforma mobile. Por isso, a demanda por estes profissionais é uma promessa para os próximos anos.

Perfil: o Desenvolvedor Mobile é um profissional com formação em Tecnologia e com profunda experiência em desenvolvimento em linguagens como C, Java, J2EE, C++ e frameworks.