Profissões em alta

As áreas e carreiras que serão valorizadas em 2016; a sua está na lista?

Estarão em alta as posições que tendem a absorver novas atribuições e funções dentro das empresas

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – As tendências do mercado de trabalho estão sempre mudando e, para 2016, isso não é diferente. Novas carreiras e profissões começam a tomar o lugar de outras e a se destacarem, enquanto algumas podem sofrer o inverso.

No próximo ano, de acordo com uma pesquisa realizada pela Michael Page, estarão em alta as posições que tendem a absorver novas atribuições e funções dentro das empresas, expandindo seu leque de atividades e que otimizem os custos e eficiência.

“Diante das incertezas macroeconômicas, as empresas estão priorizando profissionais que possuem larga experiência e, de fato, consigam agregar valor e eficiência ao negócio. O executivo que entender este momento e se colocar à disposição para absorver uma nova função ou dar apoio em mais de uma área, pode se destacar facilmente dentro da companhia”, explicou Henrique Bessa, diretor da Michael Page.

PUBLICIDADE

Confira, segundo o levantamento, as áreas e posições que impulsionarão as contratações no próximo ano:

TI
1. Gerente/Coordenador de infraestrutura

O profissional com formação em sistemas ou ciência da informação atua como responsável por toda a infraestrutura de telecomunicações, suporte e data center. É um cargo em alta por afetar diretamente a eficiência operacional da empresa e reduzir os custos – os dois principais objetivos das empresas para o próximo ano.

2. Gerente/Coordenador de plataformas web e mobile

A tendência, na maioria dos setores econômicos, é migrar do ponto físico para plataformas online, tanto em termos de vendas quanto de relacionamento com clientes. Por isso, quem lidera a equipe de desenvolvedores de apps e ferramentas web terá maior destaque no mercado.

Finanças
3. Gerente tributário

PUBLICIDADE

A arrecadação de impostos pode ser maior no próximo ano, o que, somado aos novos projetos em fase de implementação, como o e-Social, faz com que o responsável por deixar as obrigações fiscais da empresa em dia fique em alta em 2016. A formação desse profissional é em contábeis ou direito, com especialização em direito tributário.

4. Controller

O controller acompanha as operações financeiras da empresa e também cria relatórios e indicadores, inclusive para a matriz ou acionistas. É um cargo em alta por conta do futuro incerto da economia brasileira, que pedirá maiores informações sobre as operações das empresas.

5. Gerente de tesouraria

Por ser um cargo que pode diminuir o custo de captação das empresas, melhorar o nível de relacionamento bancário e criar operações mais engenhosas, ele também será valorizado pelas empresas. O gerente é responsável por fazer a gestão e controle da estrutura de capital das empresas.

Jurídico
6. Head do departamento jurídico

As empresas estão passando por um momento de corte de custos e de redução de pessoal, principalmente de profissionais com cargos executivos de alto custo. Tendo em vista que alguns cargos chegam inclusive a ser terceirizados, é necessária a atuação do responsável das demandas jurídicas da empresa.

7. Gerente de contencioso de volume

Ainda por conta do maior número de demissões e processos da empresa, esse profissional, que faz a gestão da contingência processual será demandado. Além disso, por conta das ações de recuperação de crédito e indenizatórias, ele também será necessário.

8. Advogado sênior/Gerente na área de M&A

Esse profissional é responsável pela elaboração dos atos societários da empresa, que compõem as operações de M&A. Com a alta do dólar, a tendência é de que investidores estrangeiros façam aquisições de empresas nacionais que estão desvalorizadas. É indispensável a experiência em execução de fusões.

Marketing e vendas
9. Gerente de inteligência de mercado

Ele analisa dados sobre a concorrência, consumidores, tendências, cenários e define as políticas e processos para as áreas de marketing, comunicação e comercial. Os hábitos dos consumidores estão mudando e, para reduzir os impactos financeiros dessa mudança, as informações obtidas com o Business Intelligence são valiosas.

10. Gerente de marketing digital

Passamos por um momento em que o digital é o que mais ganha espaço no mercado, e o profissional de marketing com conhecimento em online, que atua com prospecção de leads e vendas e identifica novas oportunidades de produtos no digital é importante.

Logística
11. Gerente de logística

A área de logística é valorizada em momentos de reestruturação nas empresas, principalmente por ter um grande custo. O profissional que coordena esse departamento, fazendo a gestão da equipe operacional e consegue diminuir os gastos estará no radar das empresas.