As 7 características de líderes influentes nas redes sociais

Segundo a Forbes, há grandes empreendedores, investidores e executivos que sabem utilizar as redes sociais ao seu favor

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – As redes sociais podem potencializar a imagem pessoal e profissional de um usuário. Contudo, poucos líderes sabem utilizar essa ferramenta ao seu favor.

Um estudo divulgado pelo site da revista norte-americana Forbes revelou que quase 80% dos grandes líderes não estão nas redes sociais, como Twitter e Facebook. “Para os líderes, a mídia social é uma ferramenta extraordinária. Ela permite novos níveis de comunicação e atinge maior público”, disse a publicação.

Mesmo com baixa adesão, há grandes empreendedores, investidores e executivos que sabem como ser influentes na web. Quer saber suas características em comum? Confira abaixo:

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1. Seja autêntico
Se você quer ser influente, o primeiro passo é ser você mesmo. De acordo com a Forbes, ser um personagem se tornará insustentável ao longo do tempo. “Assim, seja aberto e transparente. Seja você mesmo, mas seja o melhor de si. Lembre-se: o humor é uma ferramenta de valor inestimável.”

2. Passe uma mensagem direta
Ninguém agradará todos. Se você ser abrangente demais, não terá quem te ouça ou dê importância. O caminho é se comunicar de acordo com seus princípios. “As pessoas precisam saber que, quando leem as mensagens, receberão algo de valor que vai educá-las, inspirá-las ou energizá-las.”

3. Enfatize a qualidade (e não a quantidade)
Há duas personalidades nas redes sociais: a primeira é a que posta qualquer coisa, o tempo todo, e por isso, suas mensagens passam “batido” entre os seguidores. A segunda – que é uma das características dos líderes influentes – dá valor ao que torna público e é mais bem recebida pelos internautas. “Certifique-se de que cada postagem irá valer à pena. Não se preocupe em não atualizar seu perfil diariamente.”

4. Tenha um diálogo real
Segundo a publicação, nada é mais empolgante nas redes sociais que incentivar um debate que envolva todos os funcionários. Solicitar ideias e sugestões em um grupo pode gerar mais produtividade e envolvimento na equipe.

5. Invista em um perfil (ou site) prático
As próprias redes sociais ajudaram a “acelerar” as pessoas. Sites difíceis de navegar ou que são lentos são potenciais “assassinos” do marketing pessoal e/ou da empresa. 

6. Pense antes de postar
Não adianta esperar para postar algo em um bom momento se o conteúdo estiver com algo errado. “Visualize o objetivo desta mensagem. Revise seu texto para não passar alguma frase mal escrita ou confusa. Como qualquer ferramenta poderosa, a mídia social também pode pesar contra você”, lembrou a Forbes.

7. Se divirta
Parece trivial, mas o fato é que o maior talento dos líderes influentes é que eles amam o que fazem. O sucesso profissional é o reflexo da sua felicidade.