Tecnologia

As 50 companhias mais inovadoras para se trabalhar em 2018

O relatório do The Boston Consulting Group (BCG) é divulgado anualmente 

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Pelo segundo ano consecutivo, Apple e Google configuram o primeiro e segundo lugar, respectivamente, da lista de companhias mais inovadoras para se trabalhar em 2018, segundo o The Boston Consulting Group (BCG), uma consultoria americana com escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro. O relatório é divulgado anualmente.

O topo da lista mudou muito pouco do ano passado para este. A Microsoft avançou uma posição e agora é a terceria colocada, enquanto a empresa Tesla, de Elon Musk, caiu três posições e ficou em 6° lugar neste ano.

A gigante do varejo Amazon subiu uma posição, ocupando agora o quarto lugar e a Netflix que era a 10ª da lista no ano passado caiu para 13° lugar. No top 10, aparecem duas novas empresas Uber e o e-commerce chinês Alibaba.

PUBLICIDADE

Em termos geográficos, a América do Norte, guiada pelos Estados Unidos é a área que mais tem representantes na lista, são 27 empresas da região. A Europa fica em segundo com 16 representantes.

As empresas que estão na lista das mais inovadoras têm em comum algumas características como a priorização de tecnologia mobile, design digital, big data e rápida adaptação à eventuais mudanças. A principal diferença entre as empresas inovadoras e as ainda não se encaixam nesta categoria, segundo o relatório, é essa atenção à tecnologia nos negócios. 

O relatório mostra que os líderes das empresas mais inovadoras fazem 5 principais pontos que os poem a frente da concorrência. São eles:

1. Dedicam recursos: percebem a importância do digital e investem em conformidade com sócios.

2. Investem em velocidade: eles testam ideias mais cedo e lançam produtos rapidamente.

3. Assumem riscos inteligentes: fazem grandes apostas que são de alto risco, mas também de altas recompensas.

PUBLICIDADE

4. Investem em dados: analisam dados para obter informações sobre seus produtos.

5. Investem em bons profissionais: eles desenvolvem talentos em toda a empresa.

“A busca por inovação exige mudanças na estratégia, nas operações e na organização do negócio”, segundo o relatório.  

Veja as 50 empresas mais inovadoras para se trabalhar em 2018:

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.